Corpos bonitos e definidos são o sonho de consumo de muitas pessoas, principalmente das mulheres mais vaidosas. E em busca de realizar esse sonho, as clínicas oferecem inúmeros procedimentos, entre eles a lipoaspiração. Mas como saber qual é o melhor tipo, a lipoaspiração a laser ou a tradicional?

Sabemos que essa dúvida é frequente entre os pacientes. E foi por isso que nós resolvemos criar este artigo. Aqui, você vai conhecer mais sobre os procedimentos e descobrir qual o melhor para você. Vamos lá?

Antes de tudo, o que é a lipoaspiração?

Lipoaspiração é um procedimento que consiste na “aspiração” de gordura corporal por meio de cânulas (equipamento utilizado na cirurgia). Por isso, essa técnica pode ser usada em diversas partes do corpo onde há gordura localizada. 

Esta cirurgia pode e é feita tanto por homens quanto por mulheres que desejam lapidar seu corpo, deixando ele da forma que sempre sonhou. Porém, para se obtenha sucesso neste procedimento, sem quaisquer complicações, é preciso escolher um cirurgião de confiança para realizá-lo.

Dependendo da quantidade de gordura a ser retirada e também da parte do corpo em que a cirurgia for feita, ela pode ser classificada em pequena, média ou grande. Geralmente, a lipoaspiração é feita na barriga, coxas, flancos, costas ou braços e são retirados no máximo 5% do peso corporal.

É preciso ressaltar que a lipoaspiração é um procedimento que tem como finalidade a modelação corporal e não deve ser confundida com tratamentos para a obesidade.

Lipoaspiração a laser ou lipoaspiração comum?

Existem algumas diferenças importantes entre a lipoaspiração a laser e a comum, começando pelas técnicas utilizadas no procedimento. As tecnologias hoje fornecem ferramentas que podem ser mais (ou menos) eficazes, mas isso depende principalmente do biotipo e das condições de saúde dos pacientes.

A dúvida entre qual dos dois tipos fazer é frequente entre os pacientes. No entanto, é indicado que haja sempre uma conversa com o médico antes de decidir. Somente ele poderá indicar qual a melhor alternativa, a depender do caso. Mas para que você entenda melhor a diferença entre elas, vamos começar a ver agora. Continue a leitura.

Lipoaspiração comum

Esse método é realizado com uma cânula que suga a gordura da região selecionada. Primeiro, é infiltrado a solução de Klein – composta por soro fisiológico e adrenalina – para diminuir as chances de sangramento e trauma cirúrgico. As cânulas são introduzidas na pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram a gordura localizada.

Os pontos de introdução das cânulas dependem da anatomia do paciente e da técnica usada pelo cirurgião. A lipoaspiração pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo da quantidade de regiões abordadas no procedimento.

Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de intubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam a respiração. Em geral, as cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo, e não causam incômodo.

Lipoaspiração a laser

Na lipoaspiração a laser, a cirurgia plástica é feita com auxílio de um equipamento de laser, que tem a finalidade de derreter a gordura localizada mais profunda, e aspira-la em seguida. 

O laser – normalmente de CO2 ou de Diodo – atua através da fibra ótica, quebrando a membrana das células de gordura, fazendo com que elas se “dissolvam”. Durante o procedimento, a cânula faz movimentos de vai e vem, para abranger uma área maior de células adiposas.

Embora seja semelhante à lipoaspiração tradicional, a lipoaspiração a laser é capaz de trazer resultados ainda mais eficientes. Isso porque existe um melhor contorno da silhueta, uma vez que o laser faz com que a pele produza mais colágeno, evitando que fique flácida.

Indicações

Assim como a lipoaspiração comum, a lipoaspiração a laser é indicada para pessoas que desejam remover depósitos de gorduras que elas não conseguem eliminar por meio de atividades físicas ou dieta alimentar. Porém, pessoas que sofrem com as estrias, excesso de pele flácida e com pouca elasticidade não são indicadas a fazerem a cirurgia.

O ideal é que o procedimento seja realizado em pessoas que estejam dentro do peso saudável, para evitar complicações durante a operação. Pois como falamos anteriormente, a lipoaspiração não tem como objetivo o emagrecimento da paciente, mas apenas melhorar o seu contorno corporal.

Não deixe de conferir também:

Quer colocar silicone? Veja como se preparar para a cirurgia

Cirurgia no nariz: como funciona o procedimento de rinoplastia?

Pré-operatório da lipoaspiração a laser

Sabemos que antes de qualquer cirurgia é preciso fazer uma série de exames pré-operatórios para ver se há algum risco para o paciente ou se a cirurgia é realmente é necessária para ele. E na lipoaspiração a laser isso não é diferente.

Portanto, será necessário que o paciente faça alguns exames como: hemograma, risco cirúrgico (eletrocardiograma), provas de coagulação sanguínea, glicemia, dosagem de TGO e TGP (avaliação hepática para diagnosticar possíveis doenças do fígado), uréia e creatinina, colesterol, triglicérideos, urina e raio-x de tórax.

Além disso, pode ser que o médico cirurgião também peça uma ultrassom da região a ser operada e/ou doppler (exame que permite a visualização dos vasos sanguíneos) das pernas, que serve para verificar se há trombos na corrente sanguínea.

Regiões do corpo que podem ser lipoaspiradas

O método pode ser usado em qualquer parte do corpo em que haja gordura localizada. Abdômen, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços, submento (papada) são regiões constantemente submetidas a esta cirurgia.

Essas regiões podem ser atendidas durante a mesma cirurgia. Mas, antes disso, também é necessário avaliar a presença de doenças associadas à idade da paciente, a fim de redefinir o tempo limite de cirurgia.

Caso o paciente opte por tratar diferentes regiões em cirurgias distintas, não há a necessidade de intervalo entre um procedimento e outro.

Como é a recuperação

Ao fazer a lipoaspiração a laser é normal que após a cirurgia a paciente sinta algumas dores na região que teve as gorduras aspiradas pela cânula. Por isso, o médico cirurgião deverá receitar alguns medicamentos para amenizar a dor e reduzir o inchaço da região.

Geralmente, a paciente é liberada para retornar para casa logo nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Mas é recomendado que ela permaneça internada por pelo menos uma noite em observação, para que se garanta que não haverá nenhum tipo de complicação, como sangramento ou infecção na região da cirurgia, por exemplo.

Além disso, o médico deverá fazer algumas recomendações para cuidados em casa, como:

Claro que essas e outras recomendações serão feitas pelo próprio médico, que avaliará cada caso. Portanto, siga sempre o que o seu médico orientar e vá a todos os retornos marcados por ele, avaliação da sua recuperação.

O procedimento traz riscos?

Tanto a lipoaspiração a laser quanto a comum, normalmente, são muito seguras. Entretanto, como qualquer outra cirurgia, pode trazer alguns riscos, tais como: queimaduras na pele, infecções, sangramentos, hematomas e até mesmo perfuração de órgãos internos.

Pessoas que possuem muitas doenças – como hipertensão, diabetes e obesidade – por exemplo, têm o risco cirúrgico aumentado. Por isso, é fundamental que haja uma conversa com o seu médico sobre a real necessidade da cirurgia.

Pacientes com obesidade ou com 30% acima do peso ideal podem não sentir os efeitos positivos da cirurgia. Para diminuir os riscos, é essencial realizar o procedimento numa clínica certificada e com cirurgião especialista.

Principais perguntas sobre lipoaspiração a laser

Esse é um procedimento novo?

Nem tanto assim. A lipoaspiração a laser começou a ser feita no Brasil em 2002, porém, somente a partir de 2008, quando surgiram novos estudos para a nova tecnologia do laser Diodo, é que ela se popularizou.

Qual o volume máximo de gordura que pode ser retirada?

De acordo com as normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o volume máximo de retirada deve ser de 7%, variando de acordo com os resultados de exames, idade do paciente e outros fatores.

A lipoaspiração a laser acaba com o acúmulo de gorduras?

Não, pois uma certa quantidade de gordura deve ser mantida no local. Isso porque a retirada total da gordura e a adesão da pele à musculatura pode ocasionar resultados insatisfatórios e quase irreversíveis.

Quanto tempo dura a lipoaspiração a laser?

O tempo da cirurgia depende do total de gordura a ser retirada e da parte do corpo em que deverá ser feita. Porém, a média é de 2 a 4 horas de duração.

Quais são as vantagens da lipoaspiração a laser?

Gostou do conteúdo? A equipe do Dr. Cabral está sempre produzindo conteúdos relevantes para o seu público, com objetivo de informar sobre os procedimentos estéticos mais populares. Por isso, não deixe de conferir também: Lipoaspiração na barriga: veja perguntas e respostas sobre a técnica.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *