O sutiã pós-cirúrgico é um dos pós-operatórios mais indicados ao fazer uma cirurgia nos seios — mamoplastia e mastopexia. Ao contrário dos usados diariamente, os sutiãs pós-cirúrgicos fornecem às mamas sustento reforçado.

Como resultado, os seios tornam-se mais estáveis, o que previne flacidez e facilita a cicatrização e readaptação dos músculos locais. Continue lendo este conteúdo para entender mais sobre o sutiã pós-cirúrgico e sua importância!

Para que serve o sutiã pós-cirúrgico?

O sutiã pós-cirúrgico fornece suporte reforçado para as mamas recém-operadas, prevenindo a flacidez, permitindo que os músculos se adaptem e garantindo que as suturas não cedam e permaneçam estáveis.

É um item especialmente feito para ajudar na recuperação de pacientes que fizeram cirurgia plástica em suas mamas.

Ele não é apenas ideal para pacientes que colocaram implantes de silicone, como também para mulheres que passaram por uma mamoplastia de redução ou mastopexia.

O sutiã pós-cirúrgico fornece suporte reforçado para as mamas recém-operadas, prevenindo a flacidez, permitindo que os músculos se adaptem e garantindo que as suturas não cedam e permaneçam estáveis.

Quando e por quanto tempo é preciso usar o sutiã?

O sutiã pós-cirúrgico deve ser usado durante o dia todo, inclusive ao dormir, com exceção ao tomar banho. Essas medidas são críticas para manter a prótese estável e a manutenção a longo prazo dos resultados da cirurgia.

O ideal é que a paciente tenha mais de um e os use continuamente até a liberação médica. O sutiã pós-cirúrgico deve ser usado por pelo menos um mês.

Recomenda-se que, no segundo mês, a paciente use sutiãs sem arames, com pouca ou nenhuma costura e tenham uma boa sustentação.

Após esse período, a paciente geralmente está livre para usar qualquer modelo ou até não usar sutiãs, se preferir.

O que um sutiã pós-cirúrgico deve ter?

Existem certos atributos básicos para este item, confira logo abaixo quais são eles:

Compre o tamanho certo

O tamanho do sutiã pós-cirúrgico é um dos pontos que determina a intensidade da pressão aplicada às mamas, afetando diretamente a capacidade da peça de se sustentar.

A escolha de um tamanho ideal deve ser orientada por um especialista, e pode variar dependendo do tipo de cirurgia, do tamanho da prótese e da idade da paciente.

Por exemplo, mulheres com seios pequenos e não flácidos não requerem sutiãs com uma alta capacidade de sustentação como mulheres com seios grandes e flácidos que passaram por mastopexia.

Quais são as principais funções do sutiã pós-operatório?

As diversas funções do sutiã pós-operatório tornam ele um aliado importante para alcançar melhores resultados em cirurgias de mamas

As diversas funções do sutiã pós-operatório tornam ele um aliado importante para alcançar melhores resultados em cirurgias de mamas. É crucial que você compreenda quais são suas principais funções:

1. Funciona como curativo compressivo

Depois que a prótese de silicone é colocada, tudo o que é visível na mama é uma pequena incisão externa. No entanto, para inserir o implante, uma lacuna entre a glândula mamária e o músculo precisava ser aberta.

Esse corte interno também passa por um processo de cicatrização e requer atenção especial. Este é o principal motivo para usar um sutiã cirúrgico.

Ele é feito de um material um pouco mais grosso e elástico e age como um curativo compressivo que faz a pressão adequada na área que operou.

Com isso, o sutiã pós-cirúrgico tem um papel crítico a desempenhar na prevenção de sangramentos externos e internos.

2. Facilita a cicatrização

Durante o período pós-operatório, o sutiã cirúrgico reduz o movimento das mamas. Por causa da compressão, elas se tornam firmes e não “balançam”.

Com as mamas no local, o tempo de cicatrização se torna muito mais simples. Pois, os pontos (suturas) não são forçados e os tecidos que precisam ser “colados” novamente não são pressionados, o que acelera a recuperação.

A cicatrização torna-se mais veloz e eficiente. E o risco de formação de queloide diminui e as marcas tornam-se imperceptíveis.

3. Reduz seroma e sangramento

O que você faz se tiver um corte em qualquer lugar do seu corpo? Na maioria das vezes, as pessoas limpam a ferida rapidamente e em seguida fazem pressão na área para parar o sangramento.

Esta função também é feita pelo sutiã pós-cirúrgico. Como ele comprime as mamas, ele evita não apenas o sangramento, mas também a formação do seroma.

Seroma é o acúmulo de líquido sob a pele que ocorre após a cirurgia. Independentemente de ser a consequência de um processo corporal normal, permanece o fato de que ele aumenta a área da cicatriz, causando desconforto e comprometendo a cicatrização.

4. Evita o surgimento da dor

As novas mamas precisam de ajuda para se sustentarem nos estágios iniciais de sua recuperação. No entanto, sem o sutiã pós-operatório, a prótese pesa mais na pele, forçando a área que está em processo de cicatrização e provoca dor.

Quando uma paciente segue todas as indicações do médico após a cirurgia, raramente ela irá sentir dor. Isso ocorre não apenas porque ela está sendo medicada, mas também porque o sutiã pós-operatório suporta o peso da mama e da prótese.

5. Previne o deslocamento da prótese

Esse tipo de sutiã previne o deslocamento da prótese mantendo as mamas estáveis ao aplicar pressão nos pontos corretos. Ele também serve para modelar as mamas, contribuindo para o resultado positivo da cirurgia.

6. Evita a flacidez

O novo tamanho das mamas forçará a pele dos seios a esticar, o que é natural. Um bom regime de hidratação antes da cirurgia é a maneira mais eficaz de preparar esta área para o volume adicional.

Como resultado, o paciente evita estrias, assim como flacidez. Porém, não basta tomar tal cuidado com hidratação se não ajudar a pele a suportar o novo volume e peso da prótese.

Ao garantir este apoio, o sutiã evita a flacidez das mamas.

Por fim, agora que você já sabe qual é a importância do sutiã pós-cirúrgico, não esqueça de compartilhar este conteúdo com as suas amigas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *