Como há uma grande variedade de opções de cirurgias plásticas para as mamas, é comum as mulheres ficarem confusas sobre qual procedimento escolher e também, qual é o mais adequado para cada pessoa e situação.

A mamoplastia é toda cirurgia plástica que corrige ou modifica o formato das mamas, tendo por finalidade torná-las mais harmoniosas e proporcionais ao restante do corpo. Com a cirurgia é possível aumentar, diminuir ou mesmo alterar a aparência dos seios.

Quer saber mais sobre os tipos de mamoplastia e os benefícios que ela pode trazer, além de outras informações sobre a cirurgia? Então, continue conosco.

Quais são os tipos de cirurgia de mamoplastia?

A cirurgia de mamoplastia é dividida em diferentes nomenclaturas e cada uma tem seu objetivo e benefícios. Entenda como é feita cada uma delas:

Mamoplastia de aumento

Esse tipo de procedimento, geralmente é indicado para mulheres que possuem seios pequenos ou que sofreram com a diminuição da mama devido a fatores como gravidez, envelhecimento, amamentação, mastectomia (operação para remover um ou ambos os seios) ou emagrecimento. É utilizado uma prótese que garante firmeza, formato e aparência natural da mama.

O tamanho e tipo da prótese varia de acordo com o caso e deve ser escolhido em uma conversa entre o cirurgião e paciente, levando em consideração fatores como o corpo, o tamanho do tórax e a estatura.

Para saber mais, confira o link:
Quer colocar silicone? Veja como é a cirurgia, tipos de próteses e o pós-operatório

Esta técnica consiste no implante de uma prótese de silicone, por cima ou por baixo do músculo peitoral, para conferir volume às mamas, sendo colocada através de uma incisão que pode ser feita nas axilas, ao redor da aréola ou no sulco mamário (linha embaixo do seio).

Mamoplastia redutora

A cirurgia de mamoplastia redutora, também conhecida como cirurgia de redução de mama, é um procedimento realizado para retirar o excesso do tecido glandular, gordura mamária e da pele, sendo assim, a técnica pode deixar as mamas com o tamanho e formato proporcional ao corpo.

O procedimento pretende diminuir o desconforto das mamas volumosas e também deixar os seios em tamanho proporcional ao corpo, pois o peso e o volume da mama são uma das principais causas para as dores nas costas, além de marcas acentuadas nos ombros por causa do sutiã.

No entanto, este tipo de cirurgia também pode ser feita em homens que possuem ginecomastia (crescimento de mamas de tamanho fora do normal em homens), possibilitando a redução de tecido mamário que cresce nestes casos.

Mastopexia

A mastopexia, também conhecida como lifting de mamas, é a técnica que pretende levantar o tecido de mamas caídas, geralmente está associada à flacidez, o que ocorre naturalmente a partir dos 50 anos, após amamentação ou devido as oscilações de peso.

Neste procedimento, o cirurgião remove o excesso de pele da região dos seios, possibilitando a remodelagem a partir de um levantamento com ou sem prótese de silicone, sendo comum realizar esta cirurgia em simultâneo com a mamoplastia de aumento ou redução, de acordo com os casos.

Saiba tudo sobre a mastopexia no link abaixo:
Mastopexia antes e depois: veja os resultados da cirurgia estética que valoriza e eleva os seios

Mamoplastia reconstrutiva

Esse tipo de cirurgia de mamoplastia é geralmente realizada em mulheres que apresentam algum tumor na mama e precisam retirar parte do seio ou totalmente (operação chamada mastectomia).

O cirurgião plástico refaz a mama e em muitos casos é necessário remover tecidos de outras regiões do corpo (como costas, abdômen) para reconstruí-la.

Na cirurgia plástica reconstrutiva das mamas, é utilizado desde técnicas mais simples, como a inclusão de próteses de silicone, até as mais complexas, como a transferência de tecido da própria paciente através da microcirurgia.

Nesse tipo de mamoplastia, é comum a necessidade de mais de uma cirurgia para atingir um resultado satisfatório.

Contraindicações para a cirurgia de mamoplastia

Pacientes com patologias específicas na mama, problemas de coagulação, infecções, problemas de coração, pulmão ou em outros órgãos, que não apresentam um quadro de saúde adequado, são contraindicados para fazer o procedimento de mamoplastia.

Somente o cirurgião plástico poderá avaliar se o paciente tem condições de realizar o procedimento cirúrgico, por isso é sempre bom fazer um check-up e ter a saúde em dia, para ter os melhores resultados na cirurgia de mamoplastia.

Pré-operatório da mamoplastia

Antes de realizar alguma das cirurgias de mamoplastias são necessários exames laboratoriais, mamografia ou ultrassonografia das mamas, eletrocardiograma, assim como diagnosticar e monitorar condições clínicas que possam impedir a realização da cirurgia.

Não é permitido uso de cigarro e bebidas alcoólicas nos dias que antecedem a cirurgia. Além disso, deve ser realizado jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que anteriores ao procedimento. Em caso de gripe ou mal estar, o médico deve ser avisado imediatamente.

Pós-operatório da mamoplastia

Uma cirurgia plástica depende de uma série de fatores para que os resultados esperados sejam alcançados, e vários deles acontecem depois que o paciente sai do hospital, na fase da recuperação.

O cirurgião plástico irá recomendar alguns cuidados para que a paciente tenha com a mama. Segue algumas orientações:

Os benefícios da mamoplastia

A cirurgia de mama, além de melhorar os aspectos físicos dos seios, traz muitos benefícios adicionais em termos de melhoria da autoestima e relacionamento com o próprio corpo.

Como por exemplo, os benefícios da mamoplastia redutora que pode diminuir as dores causadas pelo peso das mamas nas costas e pescoço, alivia irritações na pele abaixo do sulco da mama.

Além disso, com a mama reduzida é possível a paciente ter mais facilidade em encontrar roupas, ajudando no seu visual e consequentemente sua auto estima.

Agora que você já sabe o que é a cirurgia de mamoplastia, seus tipos e benefícios. Que tal conhecer a Clínica do Dr José Cabral Jr e fazer uma avaliação? Clique aqui e marque uma consulta.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *