Muitos pacientes viajam para outros países para receber melhores cuidados de saúde e esse procedimento é conhecido como turismo médico e se tornou cada vez mais popular nos últimos anos.
Há duas razões pelas quais um paciente pode escolher o turismo médico: ser tratado por um especialista ou estar insatisfeito com as opções de tratamento disponíveis em seu país de origem. Em qualquer um desses cenários, o paciente busca segurança e qualidade em seu tratamento.
Explicaremos como a situação no Brasil funciona neste artigo e quais são os destinos mais procurados, basta continuar com a leitura deste conteúdo.
Como é o turismo médico no Brasil?
Até pouco tempo atrás, a qualidade da assistência médica no Brasil deixou muito a desejar e muitos brasileiros passaram a procurar tratamento de alta qualidade no exterior. Porém, a cena atual é bem diferente.
Apesar do fato de os tratamentos brasileiros ainda serem pouco conhecidos, o número de pacientes que procuram cuidados médicos no país aumentou. Essa expansão se deve a uma ótima relação qualidade-preço.
Diferente de muitos outros países, o Brasil ainda não investe na promoção do turismo médico. Logo, isso o impede de concorrer com outros países que oferecem excelentes cuidados de saúde.
Cirurgias plásticas, cardiologia, oncologia e redução do estômago são os serviços mais procurados no Brasil por pacientes estrangeiros.
Como funciona o turismo médico?
O turismo médico opera de maneira semelhante ao turismo tradicional, com a exceção de que os pacientes se submetem a tratamentos. Durante a jornada, o paciente terá consultas médicas, exames e procedimentos, mas também aproveitará o tempo livre para explorar o destino.
Isso ocorre porque, nesse tipo de viagem, as pessoas têm menos probabilidade de estar em uma condição crítica. Como resultado, ele é capaz de aproveitar tudo que o destino tem a oferecer tanto durante quanto após o tratamento.
Além disso, ele se refere ao bem-estar e, por essa razão, os viajantes procuram por destinos onde possam descansar. Isso permite que eles se desconectem de sua rotina diária, o que pode ajudar a aliviar o estresse.
O turismo médico é um setor de turismo emergente que vale bilhões de dólares. Além disso, é um mercado em expansão que se espera que cresça a uma taxa de 25% ao ano na próxima década, de acordo com um estudo da Oxford Economics.
Quais lugares são mais procurados para turismo médico?
Segundo o Índice de Turismo Médico, que mede a atratividade de um país de realizar turismo médico, o custo dos cuidados de saúde e a qualidade dos cuidados prestados são os principais fatores que impulsionam o crescimento do turismo médico em um país.
Confira logo abaixo os destinos mais procurados para turismo médico!
1. Canadá
Este país tem uma boa reputação por fornecer tratamentos médicos de alta qualidade e instalações de cuidados de saúde de primeira linha. Isso resultou em um aumento no turismo médico internacional no Canadá.
2. Singapura
Singapura está em segundo lugar no Índice de Turismo Médico, tendo subido para primeiro no ranking das instalações e serviços de saúde do país.
Mais de 500.000 turistas estrangeiros visitaram Singapura em 2019 como resultado das ofertas de saúde acessíveis e de alta qualidade do país. Singapura recentemente estabeleceu Centros Internacionais de Serviço ao Paciente (IPSCs), que agem como agências de viagens médicas.
3. Japão
Em todos os sentidos, o Japão é considerado um dos sistemas de saúde mais desenvolvidos do mundo. Liderando avanços recentes em tecnologia e medicina, o país segue fornecendo cuidados de saúde de primeira classe a seus cidadãos e visitantes estrangeiros.
4. Espanha
O país é classificado pelo índice de Turismo Médico como o destino médico de escolha na Europa. Isso porque, fornece ótimos serviços de saúde com uma excelente experiência de viagem aos pacientes estrangeiros.
5. Reino Unido
O Reino Unido tem instituições médicas de renome mundial, que são conhecidas por seus serviços de saúde de grande qualidade. Os custos também são um fator significativo, levando milhões de pessoas ao redor do mundo a buscar tratamento no Reino Unido.
6. Dubai
Dubai foi nomeado o destino de turismo médico mais importante na região árabe, com hospitais de classe mundial e médicos internacionais em uma variedade de especialidades.
Turistas que procuram cuidados médicos afluem para Dubai, principalmente da Ásia e países árabes vizinhos e do Golfo.
Dubai lançou o Dubai Health Experience em 2018 para promover sua marca de turismo médico, fortalecendo suas instalações de assistência à saúde e conduzindo a experiência do paciente através de departamentos internacionais.
7. Costa Rica
A Costa Rica está rapidamente se estabelecendo como líder de mercado em turismo médico. A Costa Rica, que é famosa por suas ótimas atrações turísticas e preços competitivos, recebe milhões de visitantes a cada ano por motivos médicos de países vizinhos como os Estados Unidos e Canadá.
O CheTica Ranch, localizado em San Jose, conta com retiros de recuperação exóticos para viajantes de turismo médico que valorizam a recuperação e relaxamento.
O custo dos serviços de saúde na Costa Rica é entre 45% a 65% mais baixo do que nos Estados Unidos.
8. Israel
Israel obteve uma classificação alta em termos de reputação internacional, experiência do paciente, qualidade médica e qualidade das instalações, de acordo com o Índice de Turismo Médico.
O Sheba Medical Center, que é famoso por sua especialização em procedimentos cirúrgicos sofisticados, lançou uma divisão internacional de turismo médico que fornece serviços médicos a milhões de pacientes internacionais de países como:
- Rússia;
- Chipre;
- Geórgia;
- Estados Unidos.
9. Índia
A Índia é um dos países mais importantes na indústria do turismo. Tornou-se um dos países mais populares por questões relacionadas à saúde, com uma política de vistos que facilita turistas a viajar por motivos médicos.
A política de visita médica possibilita que os pacientes fiquem no hospital por até 60 dias. Além disso, o governo indiano lançou um site de turismo médico para dar aos pacientes acesso à sua rede de instalações de saúde, bem como uma lista de serviços médicos disponíveis.
Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Não deixe de compartilhar com os amigos que também têm interesse neste assunto!
Uma resposta