Não é de hoje que se fala da importância de conhecer bem o profissional trabalha com procedimentos cirúrgicos. Afinal, tanto em casos mais complexos quanto nas cirurgias minimamente invasivas, existe o risco de eventuais danos à saúde do paciente.

Este fator reforça a importância de recorrer a um profissional altamente qualificado, mesmo quando se deseja dar uma simples “mexidinha” no nariz.

Você sabe como escolher o profissional certo? Neste artigo, você vai conferir algumas dicas importantes para não errar na escolha e acabar comprometendo o seu bem-estar. Acompanhe!

Um dado importante sobre procedimentos cirúrgicos

O Brasil é considerado por muitos o paraíso das cirurgias plásticas. Nós perdemos apenas para os Estados Unidos no ranking mundial.

Um estudo realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) mostra que as mulheres estão no topo das intervenções em todo o mundo, respondendo por 86,4% do total.

Outras informações importantes

Também é grande o número de pessoas que ficam insatisfeitas com o resultado de uma cirurgia plástica ou outro procedimento estético. Isso leva muitos pacientes a buscarem cirurgias corretivas, que alteram o resultado da primeira intervenção.

Nem todo médico é qualificado

De acordo com dados do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o CREMESP, colhidos em 2008, cerca de 97% dos médicos que respondiam a processos éticos-profissionais relacionados à cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não possuíam título de especialista na área.

Estas informações reforçam a importância de procurar profissionais que possuem especialização na área de cirurgias plásticas, bem como experiência e renome no mercado. Seguem algumas dicas importantes para você!

Não deixe de conferir também:
– Tipos de lipoaspiração: qual é a mais indicada para você? Descubra!
Cirurgia no nariz: como funciona o procedimento de rinoplastia?

Descubra qual é a formação do seu médico

A medicina em si é uma área muito abrangente, que engloba uma infinidade de especialidades e subespecialidades. Isso quer dizer que não basta ter formação em medicina, um cirurgião plástico precisa comprovar formação em dermatologia ou em cirurgia plástica.

Médicos que possuem apenas formação em medicina não têm qualificação para atuar em procedimentos cirúrgicos, nem autorização dos órgãos competentes.

Se você pretende fazer procedimentos cirúrgicos, descubra qual a formação do médico e a experiência do profissional.

Verifique a atual situação do profissional

É importante ressaltar a importância de verificar a atual situação do médico. Busque saber se ele continua ativo na área de cirurgias plásticas, se possui alguma punição ou processos contra ele.

Descubra também se existem restrições relevante acerca da atuação do médico, como impedimento ou proibição dos órgãos de controle. Assim como pausas na carreira, por exemplo.

Saiba se ele possui registro no conselho regional

Esta dica complementa a do anterior. Para verificar estas e outras informações, busca pelo nome ou número do CRM do médico no site da conselho regional referente a sua localidade e veja se o cadastro dele está ativo.

Pesquise também no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o nome do profissional. Esta medida ajudará você escolher um bom cirurgião plástico para o seu procedimento.

Busque informações sobre o histórico

Nunca é demais saber o que o histórico do médico mostra. Além de ser uma importante forma de conhecer mais sobre os tipos de cirurgia realizados, ajuda a descobrir se ele possui experiência suficiente.

Se possível, busque uma testemunha, alguém que tenha realizado alguma intervenção com o cirurgião em questão. Você se sentirá mais confiante ao escolher o seu médico.

Confira a situação legal da clínica

Todo estabelecimento de saúde precisa do alvará de funcionamento expedido pela prefeitura. É uma forma de assegurar a legalidade da clínica e a seriedade dos profissionais que nela atuam.

Além disso, é indicado conhecer a estrutura do prédio e seus equipamentos. São fatores muitas vezes decisivos para os pacientes mais exigentes.

Agende uma consulta antes do procedimento

Sempre que você precisar de algum procedimento cirúrgico, não deixe de tirar todas as suas dúvidas sobre o pré e pós-operatório. Mais do que isso, esteja de acordo com o seu médico sobre a intervenção a ser realizada. Afinal, todo cuidado é pouco quando se trata de saúde, certo?

Agora que você já sabe como escolher o profissional certo para os seus procedimentos cirúrgicos de beleza, confira outros assuntos do nosso blog. Leia também: Cirurgião plástico em Manaus: 7 motivos para escolher Dr. Cabral.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *