9 dicas para reduzir as olheiras escuras

As olheiras podem surgir por diferentes motivos e seu tratamento vai de cuidados domésticos a procedimentos estéticos com um profissional

Praticamente todo mundo já sofreu com as olheiras escuras. São marcas registradas de uma pessoa cansada ou de certos problemas no organismo. 

Nem sempre a olheira é por conta do cansaço, principalmente aquelas que são bem escuras. Em todos os casos, muitos são os tratamentos, tanto caseiros quanto clínicos, que visam melhorar a sua aparência. 

Então, continue lendo o artigo até o final para saber o que você pode fazer para reduzir as olheiras escuras. Além de entender um pouco mais sobre o que as causa.

Qual é a causa das olheiras escuras?

As olheiras podem ter muitas causas, seja devido à uma maior concentração de melanina no local. Ou até mesmo congestionamento de vasos capilares na região. 

Do mesmo modo que algumas pessoas já possuem uma predisposição ao surgimento de olheiras escuras. Junto a isso, outros fatores podem agravar o problema, como o cansaço e o envelhecimento. 

Em geral, estão entre as principais causas desse surgimento os seguinte fatores: 

  • Genética: o acúmulo de vasos sanguíneos nessa região pode ser hereditário, dando um tom de vermelho escuro. Mas, piora com a menstruação e cansaço; 
  • Excesso de pigmentação: é muito comum em pessoas descendentes de árabes e indianos, possuindo manchas escuras ao redor dos olhos; 
  • Alergia: muitas alergias podem fazer você coçar muito os olhos, o que pode gerar o rompimento ou dilatação dos vasos da região; 
  • Gordura: algumas pessoas possuem bolsa de gordura na região abaixo dos olhos, principalmente a partir dos 35 anos; 
  • Noites mal dormidas: essa é a mais famosa, porque quanto mais estresse, maior a produção de óxido nitroso no sangue. Assim, deixando os vasos mais aparentes na pele. 

Cada causa vai precisar de um tratamento específico. Mas, existem sempre soluções naturais e soluções clínicas. 

Dicas para reduzir as olheiras escuras 

Existem alguns tratamentos caseiros, hábitos, intervenções clínicas e procedimentos estéticos para tratar o problema das olheiras escuras. 

Então, separamos aqui as melhores dicas para reduzir as olheiras escuras para todos os bolsos e rotinas. 

1. Faça massagem caseira 

Fazer massagem na região pode auxiliar na redução do edema. Portanto, é como se fosse uma drenagem linfática, que pode ser feita também em consultório. 

Com o seu dedo anelar, comece a deslizar suavemente pela região, fazendo uma pequena pressão. Faça isso no sentido do canto interno acima do olho, na pálpebra, até o canto externo. 

Depois, faça o mesmo, mas na parte abaixo do olho. Sempre se inicia no canal lacrimal. No final, dê umas batidas de leve na região com a ponta do seus dedos, alternando entre o indicador e o dedo médio. 

Ao finalizar, feche os seus olhos e faça uma leve pressão no canal lacrimal, por cerca de 10 segundos, fazendo pequenos círculos. 

2. Faça compressa fria 

Muitas pessoas indicam o uso de compressa de água fria para as olheiras escuras. Quando essas são causadas pela dilatação dos vasos sanguíneos na região dos olhos. 

Nesses casos, a água fria vai auxiliar a diminuir o tamanho dos vasos sanguíneos e melhorar a aparência da sua olheira. Essa compressa pode ser simplesmente de água fria ou então de sachês de chá de camomila. 

A segunda opção oferece ainda um benefício a mais. Pois, a camomila possui substâncias que auxiliam a circulação na região dos olhos. 

Como fazer: deixe o sachê de chá de camomila, com uma boa concentração, por cerca de 10 minutos nos seus olhos. Faça isso deitado, porém com a cabeça levantada.

3. Use rodelas de pepino 

Colocar rodelas de pepino gelado nos olhos é um clássico. Muita gente faz, porque vê na TV, mas nem sabe o porquê. 

O pepino, assim como a camomila, possui flavonoides, que faz com que o tom dos vasos melhore. Ou seja, dando uma aliviada na escuridão das olheiras.

4. Gaze com leite 

O leite possui ácido lático, que além de hidratar a pele, auxilia na renovação e no clareamento da pele. A dica é que você coloque um pouco de leite em uma gaze sob os olhos fechados. 

Deixe agir então, por cerca de 15 minutos mas, não esqueça de lavar bem a região depois. Para evitar que fiquem resíduos do alimento na região podendo assim, surtir o efeito contrário prejudicando sua pele.

5. Compre cremes para olheiras 

Existem produtos específicos no mercado para quem se incomoda com a coloração da olheira. Como cada caso é diferente do outro, assim, você deve procurar um dermatologista

O profissional irá lhe indicar qual é o creme ideal para seu tipo de olheira. Normalmente, indicando que o produto seja aplicado durante a noite, sempre em movimentos circulares, até ser totalmente absorvido pela sua pele. 

6. Laser 

Algumas pessoas fazem um tratamento com a dermatologia que é a base de laser. Esse procedimento, por ser mais invasivo, consegue eliminar uma boa parte da olheira. 

Para casos que não são genéticos, é possível até mesmo eliminá-la de uma vez por todas. Pois, ele destrói todo o pigmento escuro que é gerado pelo acúmulo de melanina. 

Normalmente, são necessárias de 3 a 5 sessões e é preciso um certo cuidado durante o tratamento, pois a região fica sensível. Siga todas as instruções que lhe forem passadas!

7. Peeling com ácido 

Esse tratamento também é muito eficiente, sendo também mais invasivo e sendo feito com um dermatologista. Muito indicado para os casos de olheira genética que gera manchas mais escuras e, normalmente, mais marcantes.

8. Cirurgia 

Essa é a solução mais radical e por isso, é indicada principalmente para pessoas que possuem pigmentação muito forte. Ou nos casos de bolsas de gordura em excesso na região. 

O mais indicado é a blefaroplastia, que faz um corte na região, necessitando assim de anestesia. O pós operatório exige um certo cuidado e dura cerca de 2 meses.

Nesse período é importante fazer uso de óculos escuros, apesar do resultado começar a aparecer em 1 mês. Como forma de proteger a região que estará sensibilizada e pode sofrer queimaduras solares.

9. Tenha hábitos saudáveis 

Por último, adotar hábitos saudáveis na sua vida podem auxiliar a reduzir as olheiras escuras. Como foi mencionado, dormir mal causa olheiras.

Logo, dormir bem é um hábito que você precisa adotar para amenizar e reduzir seu surgimento.

Além disso, manter o rosto sempre hidratado e reduzir o consumo de sal e álcool também podem ajudar. Pois, ambos auxiliam na retenção de líquido, o que piora a situação das olheiras.

Conclusão

Muitos são os tratamentos que você pode fazer para reduzir as olheiras escuras, o que irá depender do seu caso. Mas sem dúvidas, todos ajudam. 

Apesar de alguns métodos clínicos ajudarem muito. Em qualquer caso, é importante entender que nem sempre é possível a remoção total da olheira escura. Portanto, converse bem com seu dermatologista antes de qualquer procedimento.

E aí, você conhece mais alguém que se incomoda muito com a cor das olheiras? Se sim, compartilhe com ela!

Você gostou disso? Compartilhe!

Um comentário para “9 dicas para reduzir as olheiras escuras

Deixe comentário