É provável que você já tenha ouvido sobre os tipos de corpo feminino, certo? No entanto, nem todas estão cientes de qual biotipo elas têm e como isso pode afetá-las.
Como resultado, é crítico que ganhemos uma melhor compreensão do nosso tipo corporal para determinar qual é nossa tendência visual corporal. Além de escolher as roupas mais adequadas.
Você quer saber quais tipos de corpos femininos existem e como o processo de seleção de roupas funciona para cada um? O que você deve usar e o que deve evitar? Continue lendo este conteúdo para saber identificar o seu corpo!
Quais são os tipos de corpos femininos?
Ao contrário da crença popular, o biotipo de uma pessoa tem pouco a ver com se ela é magra ou gorda, muito menos com se ela tem um tipo de corpo saudável ou não saudável.
Conhecer seu tipo corporal é vital para autoconsciência e entender como sua distribuição de massa (magra ou gorda) é afetada por seus ombros, costas, abdômen, quadris e pernas.
É possível saber que tipo de corpo você tem analisando suas curvas. Tudo está em proporção a largura do seu quadril, ombros e a circunferência da sua cintura.
Cada tipo de roupa, seu acabamento, volume e modelagem refletem seu corpo de alguma maneira. Os cinco tipos de corpos femininos são os seguintes:
- Triângulo;
- Retângulo;
- Triângulo Invertido;
- Ampulheta;
- Oval.
Confira um pouco mais sobre cada um deles logo abaixo!
1. Ampulheta
Está entre uma das silhuetas mais populares entre mulheres. Peitos e quadril avantajados — praticamente com as mesmas medidas — e cintura fina, ou seja, bem marcada, são as principais características.
O corpo ampulheta também é conhecido como “violão” por causa de sua forma.
Invista em:
- Vestido justo midi;
- Body;
- Calça cintura alta;
- Cintos;
- Saia lápis;
- Macacão;
- Vestido transpassados;
- Looks monocromáticos;
- Todos os decotes;
- Mix de colares.
Tente evitar:
- Cintura baixa;
- Blusas muito curtas;
- Peças estruturadas;
- Roupas muito amplas.
2. Oval
Mulheres com um tipo corporal oval geralmente têm uma cintura maior. O abdômen é arredondado, resultando em uma silhueta menos marcada, mas não significa que uma pessoa com esse tipo de corpo seja “gorda”.
Algumas mulheres com essa característica podem ter uma cintura que está alinhada com o quadril ou maior que a região do busto e bumbum.
Invista em:
- Decotes U e V;
- Blusas até a metade do quadril;
- Saias e calças retas;
- Peças marcadas abaixo do busto;
- Look monocromático;
- Blazer longos;
- Blusas soltinhas;
- Vestido transpassado;
- Colares longos.
Tente evitar:
- Tecidos volumosos;
- Listra horizontal;
- Vestido tubinho;
- Colares curtos;
- Calças e blusas largas.
3. Retangular
Um tipo de corpo retangular é quando uma mulher tem uma cintura reta e as mesmas medidas no quadril e peito. Em alguns casos, a cintura pode ser até dez centímetros menor que o quadril.
O design do corpo se assemelha a um retângulo, praticamente.
Invista em:
- Saias/vestidos rodados;
- Saia evasê;
- Calça flare;
- Calça wide leg/pantalona;
- Blusa com babado na cintura;
- Max colares/correntaria;
- Decote U e V;
- Manga bufante.
Tente evitar:
- Gola alta;
- Corte reto;
- Estampas exageradas;
- Peças muito justas.
4. Triangular
O quadril, que é maior do que ombros, bustos e cintura, é a característica mais proeminente do formato triângulo ou pêra. A diferença é geralmente cerca de 10 centímetros. Como resultado, a parte superior do corpo é menor que a inferior.
Invista em:
- Blusa com listras horizontais;
- Blusas com babados;
- Blazers longos;
- Coletes e sobreposições;
- Calça flare;
- Corte reto;
- Colares longos;
- Decote ombro a ombro.
Tente evitar:
- Cintura baixa;
- Peças com muito volume nos quadris;
- Blusas que vão na altura do quadril;
- Saias com pregas.
5. Triângulo invertido
Em contraste com o corpo triângulo, o triângulo invertido é distinguido por seus ombros mais largos. Nesse caso, eles superam em tamanho a cintura e o quadril, que pode ou não ter as mesmas medidas.
Invista em:
- Calças com mais volume;
- Saias rodadas e amplas;
- Blusa com babados na barra;
- Listras verticais;
- Gola alta;
- Blazer alongado;
- Shorts curtos e soltos;
- Colares alongados.
Tente evitar:
- Saia lápis;
- Manga bufante;
- Calça muito justa;
- Decote quadrado;
- Colar curto;
- Brincos muito grandes.
Quais características do corpo feminino?
As mulheres possuem características únicas que as diferem dos homens, veja logo abaixo quais são elas!
1. Voz mais fina
A voz feminina é, por definição, mais fina. Testosterona, um hormônio encontrado em concentrações extremamente altas em homens, faz a voz masculina ficar mais grossa.
Além disso, a cartilagem que protege as cordas vocais tem mais destaque nos homens — devido ao chamado “maçã-de-adão” proeminente no pescoço — enfatizando a gravidade dos sons.
2. Peito maior
Mesmo quando uma mulher não está amamentando um filho, seus seios são mais volumosos e arredondados, e a gordura em torno das glândulas mamárias permanece.
3. Mais curvas
O corpo da mulher está naturalmente preparado para gravidez, com ancas mais largas e arredondadas, capazes de acumular gordura para sustentar uma gravidez.
Além disso, o metabolismo das mulheres tende a transformar mais energia em gordura, que se acumula principalmente no peito, coxas, nádegas e a camada inferior da pele. É também por esse motivo que a pele feminina parece ser mais macia.
4. Menos pelos
O androgênio mais forte, testosterona, é encontrado em maiores quantidades em homens, e é esta hormona que é responsável pelo fato de que pelos masculinos começar a crescer mais e mais escuros durante a puberdade.
Embora as mulheres também tenham uma penugem facial, não ocorre essa mudança.
5. Lábios carnudos e rosto arredondado
Os hormônios sexuais desempenham um papel crucial no desenvolvimento de características faciais na seleção natural, pois ajudam a solidificar as diferenças de gênero.
Em mulheres, níveis mais altos de estrogênio resultam em rostos mais cheios, lábios carnudos e maiores sobrancelhas. Em homens, quanto mais testosterona presente, mais longo o rosto e mais poderosos os traços que delimitam a testa, maçãs do rosto e mandíbula.
6. Memória mais ágil
As mulheres têm mais facilidade para concluir tarefas que requerem memória e o uso de habilidades cognitivas sociais, enquanto homens lutam com habilidades motoras e visualização espacial.
Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Não deixe de compartilhá-lo com suas amigas para que elas também possam saber quais são os seus tipos de corpos!