Erros médicos são quaisquer inconsistências ou erros que ocorrem na prestação de serviços de saúde por médicos hospitalares. E isso abrange uma variedade de situações que podem colocar a saúde dos pacientes em risco.
Continue lendo este conteúdo para saber quais são os principais erros que um médico comete no início de sua carreira!
Quais os principais erros médicos no início da carreira?
Todo ser humano é capaz de cometer erros e falhas enquanto realiza tarefas diárias. No entanto, em outras profissões, os erros podem ser graves e resultar em consequências graves.
Por exemplo, no campo médico, os erros podem ser fatais. Veja logo abaixo quais são esses erros médicos e como evitá-los!
1. Análise equivocada de exames
A análise do exame equivocado é um dos erros médicos mais comuns em clínicas e consultórios e ocorre por uma variedade de razões.
Entre estes estão a falta de atenção, devido às exigências da rotina da clínica, falta de informações atualizadas ou falta de um curso apropriado sobre o assunto, com poucas matérias específicas e cenários práticos para estimular a aprendizagem.
2. Cirurgia em membro ou órgão errado
Apesar do fato de que este tipo de ocorrência diminuiu bem nas últimas décadas, cirurgias errôneas em partes do corpo ou órgãos ainda podem ocorrer.
Esses são um dos erros mais graves que ocorrem em hospitais. É crítico que mais ações sejam tomadas para eliminar essa situação.
3. Realização de cirurgias desnecessárias
Outro problema que pode surgir e que também é um dos erros médicos mais comuns é a realização de cirurgias sem necessidade.
Novamente, as causas desse tipo de situação são multifacetadas, envolvendo não apenas um diagnóstico ambíguo, mas todo o sistema de saúde.
4. Diagnósticos equivocados
Sem dúvida, um diagnóstico equivocado é um dos erros médicos mais comuns. Muito provavelmente, você já passou por esse tipo de situação ou conhece alguém que passou.
5. Erros no preenchimento de prontuários
Preenchimento errado de prontuários podem causar muitos conflitos na cadeia de procedimentos do nosso sistema de saúde, e é um dos erros médicos mais comuns que envolvem nosso país.
Esse tipo de erro tem o potencial de prejudicar não apenas o tratamento atual, mas também tratamentos futuros. Para evitar isso, é necessário redobrar a atenção na hora de preencher e acompanhar de perto as prescrições mais antigas, caso o paciente as traga.
6. Falhas no sigilo médico
Erros no sigilo médico são uma das falhas médicas mais comuns. Isso ocorre frequentemente como resultado de uma boa intenção por parte da pessoa que procura ajuda.
Outra vez, a causa do problema é devido a uma série de fatores diferentes.
7. Não conversar com os colegas de trabalho
Erros na comunicação entre os funcionários durante as trocas de turno também favorecem a ocorrência de erros médicos que são bastante comuns. Para evitar isso, é crucial que sua clínica médica adote uma postura que possa facilitar o processo de transferência.
O prontuário eletrônico do paciente é uma ferramenta crucial para assegurar que nenhum dado seja perdido ao longo das trocas de turnos.
8. Determinar uma internação muito longa ou muito curta
Claramente, muitos pacientes se queixam de quando precisam ser hospitalizados.
No entanto, embora esse período possa causar algum desconforto, as pessoas que voltam para casa, principalmente após serem submetidas a um procedimento cirúrgico, têm maior probabilidade de adoecer em decorrência de problemas relacionados.
9. Deixar um instrumento cirúrgico dentro do paciente
É incomum, mas é possível que uma equipe cirúrgica acidentalmente deixe um objeto dentro do paciente, como uma seringa ou um instrumento cirúrgico. Entre os erros médicos, este pode levar a sérios problemas para o paciente, como a formação de um abscesso, infecção ou inflamação.
10. Atrasar o tratamento
Isso ocorre quando um paciente não recebe os cuidados médicos necessários quando é preciso. Isso pode acontecer durante o processo de diagnóstico ou quando exames adicionais não são concluídos em tempo hábil.
Também pode acontecer se os resultados do exame forem inconclusivos.
Situações que favorecem o erro médico
Algumas circunstâncias podem aumentar ou favorecer a probabilidade de um erro médico. Dentre estes, podemos citar
- Falha de comunicação entre os profissionais envolvidos;
- Falta de verificação de informações;
- Rotinas exaustivas de trabalho e cansaço excessivo;
- Falta de confirmação com o paciente sobre procedimentos a serem realizados;
- Registros falhos;
- Falta de protocolos de qualidade no ambiente hospitalar;
- Arrogância do médico responsável pelo paciente;
- Falta de suporte do hospital para com os profissionais envolvidos nos processos internos;
- Falta de atendimento humanizado.
Como evitar os erros médicos?
Embora os erros façam parte da natureza humana, é fundamental tomar medidas preventivas para ajudar os profissionais a reduzir os riscos de cometer erros.
Veja logo abaixo algumas dicas para evitar erros médicos!
Estabeleça uma boa comunicação na troca de plantão
Por mais que os prontuários sejam atualizados, essa conversa é crucial para evitar qualquer tipo de erro que possa resultar em lesões ou mortes entre os pacientes internados.
Se isso não for possível, as listas de verificação podem ser bastante úteis nesse processo. Antes de concluir o plantão, cada equipe deve conferir os prontuários e verificar as informações.
Mantenha procedimentos de higiene de forma impecável
É fundamental aderir aos protocolos de higiene, pois as complicações causadas por uma contaminação hospitalar podem ser graves, levando até mesmo ao óbito do paciente.
Verifique informações recorrentemente
Sempre que possível, confirme todas as informações essenciais para evitar erros médicos. Por exemplo, se você acabou de chegar no plantão, verifique as informações dos prontuários.
O médico anterior pode não ter certeza sobre o nome de um medicamento que, quando administrado a um determinado paciente, pode resultar em sérios problemas.
Não se exponha a rotinas prolongadas
Para ganhar mais dinheiro, alguns profissionais trabalham em vários hospitais ou emendam vários plantões, trabalhando por longas horas.
Além de ser prejudicial à saúde, isso aumenta suas chances de cometer um erro que pode comprometer a saúde do paciente devido ao cansaço e estresse.
Por fim, este artigo foi útil para você? Não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos e colegas de trabalho e ajude outros médicos a evitar esses erros!
Leia também sobre: Como funciona uma imersão e mentoria de cirurgia plástica?
Uma resposta