Ninguém consegue escapar da ação do tempo sobre o corpo, mas existem maneiras de fazer com que esse processo não seja sentido de forma tão impactante. E os procedimentos estéticos são a melhor alternativa para isso, com preenchimento facial e botox. 

Mas você sabe a diferença entre eles? Para esclarecer qualquer dúvida e te ajudar a escolher qual deles é o que você precisa, é só continuar a leitura do material que elaboramos. Vamos lá?

Entenda o envelhecimento natural da pele

Quando linhas de expressão e rugas vão surgindo, vai chegando a certeza de que os anos estão mesmo passando. Tanto homens quanto mulheres, nos dias de hoje, se sentem tentados a retardar ao máximo esses sinais.

O rosto é o cartão de visitas e nada como cuidar dele, usando produtos específicos para seu tipo de pele, faixa etária, proteção contra os raios solares e se mantendo hidratado. Todas as medidas são válidas e quanto mais cedo, melhor, mas após os 30 anos isso se torna mais latente.

A partir dessa idade os sinais ficam mais evidentes. A pele tem várias camadas e entre a derme e a epiderme tem queratina, colágeno e elastina, que são responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele. Com o passar dos anos, essas fibras vão enfraquecendo, aparecendo rugas e linhas. É irreversível, mas podem ser amenizadas com os procedimentos estéticos, botox e preenchimento facial

Como é o botox?

Nome comum para a toxina botulínica, substância injetável que paralisa os músculos onde é aplicada. É bastante usada para o tratamento de linhas de expressão e até para suor excessivo – hiperidrose. 

Com o botox, a contração muscular não acontece, deixando o músculo sempre relaxado. Os efeitos aparecem entre 24 e 48 horas após a aplicação e duram até 8 meses no máximo, mas isso depende da área afetada, da quantidade e profundidade das rugas.

Inchaço e vermelhidão podem ocorrer após as aplicações, mas tendem a desaparecer em algumas horas.

Cuidados essenciais

E o preenchimento facial, o que é?

Diferente do botox, que paralisa o músculo, o preenchimento facial como o próprio nome sugere, vai preencher certas áreas e corrigir contornos do rosto como testa, bochechas e lábios usando ácido hialurônico.

O ácido usado neste procedimento é sintético, mas ele é naturalmente produzido pelo organismo, para manter o volume e sustentação da pele, proporcionando luminosidade e firmeza. É necessário o uso de anestesia local e cada sessão pode durar entre 20 e 40 minutos, de acordo com a região a ser tratada.

A pele pode ficar vermelha e surgir pequenos hematomas, os efeitos duram de 1 a 5 anos dependendo da genética da pessoa e principalmente dos cuidados após o procedimento.

Cuidados essenciais

Quem procurar para fazer o procedimento?

Primordial que seja um profissional qualificado da área da saúde. Podem ser 

médicos, esteticistas, dentistas, fisioterapeutas, biomédicos e farmacêuticos. Desde que haja registro e licenças válidas para executar o procedimento, não existe hoje na legislação nenhum impedimento ou algo que seja exclusivo dos médicos a utilização da toxina botulínica e do ácido hialurônico. 

Portanto, escolha bem o profissional que vai fazer o procedimento em você, isso faz toda a diferença no resultado esperado.

Gostou do nosso conteúdo? Você viu no nosso artigo que para rejuvenescer a pele são adotados diversos métodos estéticos, inclusive preenchimento facial e botox. E que cada um deles tem uma função diferente nos cuidados com o rosto. 

E para você se aprofundar neste assunto, que tal tirar todas as suas dúvidas sobre:

– Botox facial: X mitos e verdades sobre a toxina. Confira aqui!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *