Não é de hoje que a plástica no nariz é bastante procurada nas clínicas cirúrgicas. É um procedimento que não só melhora a estética, mas também o aspecto funcional do nariz.

Embora a rinoplastia seja um procedimento bastante popular, ele ainda é cercado de mitos e verdades. Isso acaba provocando medo e receio em algumas pessoas que precisam dele.

Nós preparamos este conteúdo justamente para esclarecer essas dúvidas. Continue a leitura e veja que nem tudo o que falam por aí pode ser verdade.

1. A plástica no nariz é um procedimento puramente estético

MITO. Apesar de muito procurada por pessoas insatisfeitas com o formato do nariz, essa é uma técnica que também pode ser aplicada para corrigir algumas disfunções, como desvio de septo, por exemplo.

Geralmente, antes da cirurgia, é solicitado um exame físico e algumas vezes uma tomografia para analisar as estruturas internas.

Se o paciente não apresentar nenhum problema funcional, a cirurgia é estética. Caso apresente, o procedimento é chamado de rinoplastia estruturada, ou seja, cirurgia estética aliada a um tratamento funcional.

2. O procedimento pode provocar problemas respiratórios

VERDADE. Parece contraditório, uma vez que o mesmo procedimento pode ser aplicado para corrigir uma disfunção.

A cirurgia pode não trazer um resultado satisfatório nos seguintes casos:

É importante salientar: se a cirurgia for executada de forma correta e com equipe habilitada, dificilmente a rinoplastia causará problemas respiratórios.

Não deixe de conferir também:
Quer colocar silicone? Veja como se preparar para a cirurgia
Cirurgia no nariz: como funciona o procedimento de rinoplastia?

3. A recuperação é da cirurgia é muito complexa

MITO. A recuperação do procedimento cirúrgico costuma ser tranquilo e relativamente rápido. Normalmente é colocado um curativo externo por cerca de uma semana, além dos medicamentos via oral e nasal.

O paciente pode realizar suas atividades habituais após alguns dias. A média fica em torno de 7 a 14 dias para retorno ao trabalho e um mês para atividades físicas.

Em alguns casos, podem surgir edemas, mas são absolutamente normais entre os pacientes.

4. A cirurgia no nariz pode melhorar o padrão respiratório

VERDADE. A rinoplastia pode corrigir, por exemplo, desvio de septo, problemas de adenoide, etc, que são dois dos problemas mais comuns relacionados ao nariz.

Ao corrigir cirurgicamente esses problemas, há aumento do fluxo de ar pelas narinas e, consequentemente, melhora o padrão respiratório dos pacientes.

Dessa forma, os pacientes podem experimentar a sensação de que o nariz não está mais entupido e que estão respirando melhor.

5. O procedimento é muito doloroso

MITO. Normalmente, o que os pacientes costumam sentir nos primeiros dias é apenas uma dor leve à moderada. Nesses casos, um analgésico simples e antiinflamatórios podem ser usados para controlar a dor.

Mesmo quando existe a necessidade de fraturas nasais ao fazer o procedimento, a dor é muito rara no pós-operatório.

Se isso for um critério para você, saiba que não existe riscos maiores relacionados à dor.

6. A plástica de nariz pode ser feita mais de uma vez

VERDADE. Quando a primeira cirurgia não proporciona o resultado esperado, um segundo procedimento pode ser feito depois de 6 a 12 meses.

No entanto, é bom alertar. Um segundo ou terceiro procedimento é sempre mais complicado, de acordo com os especialistas. Isso porque normalmente se perde alguns tecidos da estrutura.

Assim, o ideal é que o procedimento seja realizado uma única vez, de modo definitivo. Afinal, ninguém gostaria de por em risco a própria segurança, certo?

7. O paciente escolhe o formato de nariz que deseja ter

MITO. É importante que o paciente saiba que não se pode “querer o nariz de outra pessoa”. Afinal, a cirurgia de nariz precisa respeitar a anatomia e as proporções da face.

Para evitar resultados indesejados, é sempre indicado que o paciente converse bastante com o cirurgião. Assim, toda expectativa fora da realidade será eliminada, antes de se submeter ao procedimento.

8. O paciente tem alta no mesmo dia do procedimento

RELATIVAMENTE VERDADE. Alguns cirurgiões liberam o paciente no final do dia, outros preferem que o paciente tenha alta no dia seguinte.

Isso depende de como cada corpo reage à cirurgia. Por questões de segurança, o médico decide qual o melhor momento para deixar a clínica.

O importante é que todas as normas de segurança, incluindo o tempo de recuperação dentro e fora da clínica sejam respeitados.

Gostou de saber mais sobre a plástica no nariz? Agora que muitos mitos e verdades já foram esclarecidos, não esqueça de procurar um profissional especializado. Não esqueça de conferir outros assuntos do nosso blog. Leia: Lipoaspiração na barriga: veja perguntas e respostas sobre a técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *