Culote é nada menos que aquela gordurinha que se encontra nos quadris e que muita gente tenta e não consegue eliminar. Isso ocorre porque o culote é um acúmulo localizado de gordura que serve como uma fonte de energia para o corpo.
Se você quer se livrar do culote, basta continuar lendo este conteúdo para conhecer nossas dicas!
O que causa os culotes?
Culote é um termo popular para indicar o acúmulo de gorduras na região que compreende quadril, face lateral da coxa, e porção lateral dos glúteos, e, para a maioria das mulheres, é considerado incômodo.
O acúmulo de gordura nesta região tem várias causas principais que estão geralmente vinculadas. Fatores hormonais, genéticos, nutricionais e metabólicos são os mais importantes.
- Hormonal: foi provado que as células gordurosas nesta região são mais sensíveis a hormônios femininos. Após a puberdade, o culote se torna mais comum em mulheres;
- Genética: a concentração de gorduras em várias partes do corpo tem características genéticas, que tendem a variar de pessoa a pessoa;
- Nutricional: quanto mais equilibrada uma dieta, com baixo consumo de carboidratos compostos e gorduras, menor a quantidade de gordura corporal e, como resultado, menor será o tamanho dos culotes;
- Metabólica: um metabolismo adequado, associado a atividades físicas aeróbicas e musculação para o enrijecimento dos músculos da região, é crucial para reduzir a concentração de gorduras e melhorar o contorno corporal.
O que diminui o culote?
Embora ninguém possa “eliminar” o culote do dia para noite, é possível reduzir significativamente a quantidade de gordura nesta região. Abaixo estão algumas dicas básicas.
1. Alimentação saudável
O ideal é consumir pouca gordura, e comer muitas frutas e legumes.
Se possível, consulte um nutricionista que elaborará uma dieta adaptada às suas necessidades, levando em consideração não apenas preocupações estéticas, mas também sua saúde em geral.
2. Beber água e bebidas diuréticas
Beba muita água todos os dias, o dia inteiro, sem esperar ter sede. Pessoas que são geneticamente predispostas a acumular gordura nesta área devem beber muita água, entre dois a três litros todos dias.
Outras bebidas diuréticas também podem ajudar o funcionamento do intestino, como chá verde.
3. Massagear as áreas de acúmulo de gordura
Massagear diariamente com um pequeno aparelho de massagem as áreas da cintura e quadril, onde os depósitos de gordura e celulite encontram-se, pode oferecer bons resultados.
4. Atividades aeróbicas + exercícios específicos
Exercícios aeróbicos são vitais porque funcionam principalmente na base de gordura como uma fonte de energia. Vale observar que, reduzindo a gordura corporal, se perde peso em todo o corpo, não só na área exercitada.
Com isso, é crítico realizar algum trabalho muscular também, com foco nas áreas onde você deseja ver resultados mais estéticos, como enrijecimento e/ou definição.
Bicicleta e corrida
Esteja pedalando ou correndo, nas ruas ou em bicicleta ergométrica ou esteira, o treino ajudará a perder peso em seu quadril e coxas. As gorduras são usadas como uma fonte de energia porque as atividades são aeróbicas.
Agachamentos
O agachamento deve ser feito com as duas pernas paralelas, como se estivesse fazendo o movimento de sentar em uma cadeira. É crítico manter a coluna ereta; é possível praticar agachamento em uma cadeira ou um banco.
Quanto mais baixo o banco, mais os músculos ficam tensos. Este exercício tem como alvo os posteriores da coxa e os glúteos.
Afundos
Eles devem ser feitos com uma perna na frente da outra, sendo que a de trás deve estar apoiada nos dedos e perna da frente com o joelho alinhado com o peito do pé.
O movimento é feito ao abaixar e levantar, apoiando-se na perna da frente. O ideal é chegar o mais perto do chão possível, formando um ângulo de 90 graus.
5. Tratamentos para eliminar o culote
Como já foi dito, o culote é uma gordura localizada, o que significa que as precauções para se livrar dele são as mesmas. Além da alimentação saudável e exercícios físicos, existem também tratamentos que podem ajudá-la a se livrar dessa gordura localizada de uma forma mais rápida.
Para eliminar o culote, uma pessoa pode usar cirurgia plástica ou procedimentos estéticos não invasivos, confira logo abaixo quais são as opções mais comuns.
Radiofrequência
Radiofrequência é um tratamento estético que serve para eliminar gordura localizada e celulite. Pode ser uma ótima alternativa para se livrar do culote e da barriga.
Neste procedimento, um dispositivo é usado para aumentar a temperatura da pele e dos músculos, promovendo a ruptura de células de gordura enquanto também estimula o fluxo sanguíneo.
Para perder o culote, você pode precisar realizar entre 7 e 10 sessões, com os resultados visíveis ao longo das sessões.
Lipocavitação
A lipocavitação é um procedimento que auxilia na eliminação de gordura através de uma massagem com um dispositivo que atua por meio de ondas ultrassônicas, causando lesões nas células de gorduras, que são eliminadas.
Normalmente, este tratamento reduz o volume das coxas em até 1 cm, e leva até 10 sessões e uma drenagem linfática depois para ser eficaz.
Apesar do fato de a lipocavitação ser um procedimento estético altamente eficiente, é necessário que a paciente tenha uma dieta equilibrada e faça alguma atividade física para evitar a recorrência de gordura.
Lipoaspiração
Lipoaspiração é uma cirurgia plástica ideal para retirar gordura localizada, sendo uma excelente alternativa para remover o culote. Mas, deve ser em último caso, já que se trata de um procedimento invasivo.
A lipoaspiração só deve ser considerada quando uma pessoa é incapaz de eliminar gordura localizada com dieta, exercício ou tratamentos estéticos minimamente invasivos.
Nesta cirurgia, se aspira a gordura do culote com um cateter que se insere sob a pele. É possível observar o resultado completo após cerca de um mês.
Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os amigos!