É bastante comum que rugas e linhas de expressão começam a surgir na pele do rosto conforme a idade vai chegando. E para se sentir bem consigo mesma e aperfeiçoar a beleza, muitos recorrem ao tratamento de preenchimento facial. Mas afinal, o que é botox e como ele combate as rugas?
A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é um procedimento estético eficaz que resolve os velhos incômodos das rugas e linhas de expressão, condição que mexer com a autoestima, principalmente das mulheres.
Na maioria das vezes, a nossa face não reflete a nossa verdadeira idade, necessitando do auxílio da estética.
Para deixar você mais informada sobre o procedimento, nós, da Clínica Dr. José Cabral, resolvemos explicar o que é botox, como ele funciona e muito mais sobre o tratamento. Confira!
Leia também:
– Cirurgia no nariz: como funciona o procedimento de rinoplastia?
– Quer colocar silicone? Veja como se preparar para a cirurgia
O que é botox?
É uma toxina botulínica, substância capaz de paralisar os músculos. É produzida pela bactéria Clostridium botulinum, no entanto, a toxina é industrializada e purificada para ser usada em procedimentos estéticos, além de terapêuticos. Assim, sendo útil em tratamentos de doenças como:
- hiperidrose;
- icrocefalia;
- paraplegia;
- espasmos musculares
- rugas faciais.
Como ele funciona?
A concentração do músculo parte de um estímulo elétrico que vem do cérebro, atravessa a medula espinhal e passa pelos nervos até chegar o ramo mais fino. Durante essa passagem, uma substância, conhecida como acetilcolina, é liberada.
O botox bloqueia a liberação do líquido é impede que o músculo se contraia, paralisando a musculatura. Dessa forma, é possível permitir o relaxamento e a redução das contrações muscular.
A substância é aplicada na região tratada, o procedimento é indolor e deve ser realizado por profissionais especializados, como um cirurgião plástico. No entanto, é necessário que o profissional estude detalhadamente a área da aplicação para que o resultado seja o mais natural possível.
Para que serve?
Por ter ação paralisante do músculo, o botox é recomendado para amenizar rugas e linhas de expressão, ajudando no rejuvenescimento da pele. Além da função estética, o botox ajuda no tratamento de paralisia em pacientes que têm músculos mais rígidos.
Apesar de servir para fins terapêuticos, o botox ficou mais conhecido por seus efeitos anti-idade. No entanto, existem outras situações que o botox é bastante útil. Confira!
- Redução de sudorese;
- Correção de estrabismo ocular;
- Controle do blefaroespasmo (fechar olhos de forma descontrolada);
- Tratamento de tiques nervosos faciais;
- Diminuição de dores de cabeça tensionais;
- Tratamento de gagueira;
- Tratamento dos tremores causados por Parkinson.
Benefícios para o futuro
O botox é o único tratamento que diminui as rugas e linhas de expressão no rosto visivelmente, além disso, a substância ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele do rosto.
Além disso, se a substância for aplicada quando as marcas do tempo estiverem suaves ou começando a surgir, o botox adia o aparecimento das rugas, além de evitar que se tornem mais profundas e intensas futuramente.
Áreas em que o botox pode ser aplicado
O botox é indicado para amenizar as rugas do rosto quando é utilizado para fins estéticos. As principais regiões que podem ser aplicado a toxina, são:
- nos espaços entre as sobrancelhas (glabela);
- ao redor dos olhos (para combater os famosos “pés de galinhas”)
- nas linhas de expressão na testa;
- nas linhas ao redor entre nariz e boca.
Pré-requisitos para aplicação
Não há uma idade específica para a aplicação, no entanto, é recomendado que o procedimento seja feito após os 25 anos ou quando as rugas e linhas de expressão começarem a incomodar.
Atenção: esse tratamento não deve ser feito em mulheres que estão amamentando ou estão grávidas.
Resultados
O resultado da aplicação do botox pode variar de caso para caso, no entanto, é possível notá-los no prazo de dois a cinco dias após o procedimento. Além disso, eles vãos permanecer no período de quatro a seis meses.
A substância deve ser aplicada em um intervalo mínimo de três meses. É importante respeitar esse período, caso não, é possível a região pode desenvolver resistência ao botox, perdendo seu efeito.
Procurar um especialista para realizar aplicação do botox é fundamental para garantir resultados satisfatórios. Os dermatologistas e os cirurgiões plásticos são os profissionais mais preparados para fazer o procedimento. No entanto, é importante checar a certificação do médico escolhido antes de se submeter ao processo.
Clínica dr. José Cabral Jr
A Clínica Dr. José Cabral trabalha com essa especialidade, além de outros procedimentos estéticos. Aqui, você vai encontrar profissionais altamente qualificados e prontos para aperfeiçoar sua beleza com segurança e excelência. Clique aqui e agende sua consulta.
Agora que você já sabe o que é botox e como funciona sua ação, que tal conhecer mais sobre Cirurgia de rinoplastia: 8 cuidados para ter após passar pelo procedimento.