Você provavelmente já viu a cirurgia de mastopexia antes e depois, não é mesmo? E se você está por aqui é porque quer saber mais sobre esse procedimento. Então, estamos aqui para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
A Mastopexia, chamada também de Lifting de mama ou mamoplastia, é uma cirurgia usada para levantar os seios femininos, retirar o excesso de pele, auxiliando na estética da mama e correção de postura. É um tipo de cirurgia que pode, ainda, devolver a autoestima de muitas mulheres.
Esse procedimento é mais indicado para quem apresenta flacidez e caimento natural das mamas, por conta de variação do peso ou amamentação, por exemplo.
Quem pode fazer a mastopexia?
A mamoplastia,é realizada principalmente por mulheres que estão satisfeitas com o tamanho dos seios, mas insatisfeitas com a forma deles. As pacientes que procuram esta cirurgia, normalmente estão incomodadas com a flacidez.
Quando fazer?
É natural que os seios das mulheres percam a firmeza com o decorrer do tempo. E isso muitas vezes afeta a autoestima e a confiança delas. Mas quando é que pode ser feita essa cirurgia?
Bom, não existe um “quando” certo, normalmente quando a mulher não está satisfeita em como vê os próprios seios, ela recorre aos métodos cirúrgicos. Mas para ajudá-la a saber se este é o momento de realizar um lifting das mamas, é preciso saber qual o grau de flacidez dos seios.
Existem 3 graus que determinam a flacidez dos seios, que são classificados a partir da posição da aréola comparada a dobra que fica logo abaixo da mama (o sulco inframamário).
Confira os graus:
Grau 1 (leve): quando a aréola se encontra no nível do sulco inframamário.
Grau 2 (médio): quando o bico do peito se encontra no nível do sulco inframamário.
Grau 3 (acentuado): quando a aréola está abaixo do sulco mamário e do contorno da glândula.
Entretanto, além dos níveis, há um outro estágio, a Pseudoptose, que não é considerada uma flacidez, porque a aréola fica acima do nível do sulco inframamário, mas a parte inferior do seio desce e fica abaixo do nível da dobra.
Para saber se seus seios de fato estão caídos é possível fazer um teste simples, o do lápis. Para isso, basta colocar um lápis abaixo da mama e ver se ele fica preso. Se ficar, então o seu seio está caído.
Mas para saber com exatidão qual o seu grau de flacidez, somente consultando o médico especialista. A partir de um exame análitico, é possivel escolher um procedimento adequado.
Talvez você se interesse:
– Quer colocar silicone? Veja como é a cirurgia, tipos de próteses e o pós-operatório
Mastopexia para corrigir os pequenos detalhes
Além de proporcionar uma melhora na firmeza dos seios, a mastopexia também pode ser realizada para corrigir detalhes que causam grande desconforto para as mulheres, como as aréolas e mamilos.
Cada mamilo e aréolas são diferentes em tamanho, forma e cor, cada um varia conforme a paciente. Isso quer dizer que não existe um padrão para eles.
Só que algumas mulheres não gostam do aspecto deles, e com a cirurgia plástica de mastopexia é possível modificar a aparência desses pontos específicos dos seios.
Se você já está planejando fazer uma cirurgia plástica, lembre-se de informar para o seu médico se há outras questões te incomodando.
Como é feita a mastopexia?
Após a consulta com o cirurgião, ele deve solicitar alguns exames para se certificar que as suas condições clínicas permitem que a cirurgia seja realizada.
Depois de fazer os exames, e se tudo estiver dentro das condições necessárias, a cirurgia pode ser feita.
Este procedimento deve ser realizado apenas em hospitais equipados para cirurgias estéticas e que seguem todos os padrões de segurança.
É necessário a realização de uma anestesia local com sedação, geral ou peridural.
Na cirurgia, realizada uma anestesia local com sedação, geral ou peridural, é feita a retirada do excesso de pele e o reposicionamento do tecido mamário, dando um novo contorno à mama. Em alguns casos, é retirada também gorduras ou glândulas a fim de dar aos seios um formato mais bonito.
As incisões geralmente são realizadas na região dos mamilos, podendo estender-se em uma linha vertical saindo da aréola em direção à base do seio ou ainda para um formato de T invertido, dependendo da quantidade de pele que será retirada.
A cirurgia dura, em média, de três a quatro horas. E a paciente pode deixar o hospital no mesmo dia ou pode permanecer internada por 24 horas. Dependendo do caso.
Recuperação
No início a movimentação dos braços será um pouco limitada, pois quando esses membros são movimentados, a musculatura da mama também se mexe. A paciente não poderá elevar os braços acima do nível dos ombros por pelo menos duas semanas.
É indicado que a paciente fique em repouso durante 15 dias. Se não houver qualquer complicação, ela poderá voltar ao trabalho normalmente. Para quem precisa dirigir, é preciso esperar pelo menos 21 dias ou até que essa atividade seja possível.
Exercícios leves, como caminhada, podem ser feitos depois de um mês. É importante estar equipada com uma roupa apropriada para atividade física que dê suporte para que os seios não balancem.
Sutiã cirúrgico
O sutiã tem o objetivo de diminuir o inchaço do pós-operatório, sustentar e remodelar a mama por 30 dias. Ele deve ser usado de forma contínua, retirado apenas para o banho. Após isso eles podem ser substituídos por sutiãs normais, exceto os sutiãs meia taça, que possuem arame de sustentação. Isso porque o arame comprime as mamas na região inferior e pode marcar a pele devido ao inchaço.
Benefícios físicos
Se você fizer uma comparação da mastopexia antes e depois é possível notar melhorias na estética e beleza das mamas, fator que também estimula a autoestima das mulheres.
Agora que você sabe como é a mastopexia antes e depois, você já deve estar pensando em marcar uma consulta com um cirurgião, não é mesmo? Que tal conhecer a Clínica do Dr Cabral e fazer uma avaliação? Clique aqui e marque uma consulta.