Você sabia que existe um procedimento cirúrgico que levanta os seios e deixa-os mais firmes? Pois é, estas são algumas das vantagens de fazer o lifting de mamas.

Por isso, viemos esclarecer melhor sobre como esta cirurgia é feita, onde ela pode ajudar você, como é a recuperação e mais outras dúvidas que você pode ter. Acompanhe!

O que é lifting de mama e como ele levanta os seios?

O procedimento de Lifting de mama, que também é conhecido como mastopexia, é uma cirurgia estética que levanta os seios da mulher, suavizando o aspecto de flacidez e queda das mamas.

Como veremos mais à frente, o lifting de mama consiste em trazer de volta o aspecto natural dos seios através da retirada do excesso de pele, gorduras e reposicionamento do tecido mamário.

Como é feito o lifting de mama?

A cirurgia de lifting de mama é feita de acordo com os objetivos da paciente, que podem ser:

  1. Somente levantar os seios;
  2. Preenchê-los e também levantá-los.

Nas duas situações, o excesso de pele das mamas é retirado.

Lifting de mama com prótese de silicone

Para a execução do lifting de mama com prótese de silicone (que levanta os seios e preenche), é necessário que o médico avalie se há a possibilidade e/ou real necessidade para o caso da paciente.

Além disso, se a prótese for muito grande, é recomendado que ela seja colocada em até 3 meses antes da cirurgia de lifting de mama, para garantir que o peso dos seios não prejudique o resultado final do procedimento.

Se a prótese for pequena, no caso de pouca ausência de tecido mamário ou opção da paciente, o silicone pode ser aplicado durante a própria cirurgia – algo que tem se tornado comum na execução deste procedimento.

Lifting de mama sem prótese de silicone

Quando não há a necessidade de prótese na mama, é feito somente a retirada do excesso de pele e o reposicionamento do tecido mamário, que ajuda a dar um novo contorno aos seios, assim como a possível retirada de gorduras e glândulas.

Em geral

As incisões para a retirada do excesso de pele geralmente são feitas ao redor dos mamilos. Em alguns casos, elas podem se estender em uma linha vertical saindo da aréola do seio (bico do peito) até a base do seio.

Também pode ser que os cortes sejam feitos em forma de “T invertido”, dependendo da quantidade do excesso de pele retirada. A execução desta cirurgia pode durar em média de uma hora e meia a quatro horas e há a possibilidade de o paciente ter alta no mesmo dia.

Leia também:
Implante de silicone: entenda os cuidados pós-operatório
Cirurgia de mamoplastia: conheça os tipos, benefícios e quando é indicada

Quando é indicado fazer a cirurgia?

A cirurgia de lifting de mama é feita por iniciativa da própria paciente e avaliação do cirurgião médico. Pois a necessidade do procedimento surge quando a própria pessoa se sente incomodada com a aparência dos seios.

Entre os principais fatores que contribuem para a procura da cirurgia que levanta os seios são:

Mastopexia e amamentação

Quem fez mastopexia (lifting de mama) não pode amamentar, pois a incisão ao redor da aréola pode romper os ductos da mama – canais que são responsáveis por conduzir o leite. Por isso, se a mulher está grávida ou pretende engravidar, a cirurgia de lifting de mama não é uma boa opção.

Recuperação

O lifting de mama, assim como todos os tipos de cirurgia, precisam de alguns cuidados após a operação. O principal é com a abertura dos pontos (deiscência cirúrgica), que pode prejudicar bastante a recuperação.

Além disso, o cuidado com os pontos é essencial para a cicatrização da pele e das camadas internas dos seios. Assim será possível obter um resultado mais próximo possível da aparência natural das mamas.

Para evitar complicações na recuperação da sua cirurgia, o médico pode recomendar alguns cuidados como:

A mastopexia deixa marcas de cicatrizes?

Como qualquer outra cirurgia, as incisões da mastopexia pode deixar algumas cicatrizes nos seios após a operação, mas que podem sumir, dependendo dos cuidados da paciente, que pode fazer o uso de pomadas cicatrizantes.

Além disso, outros fatores podem colaborar para disfarçar as cicatrizes deixadas pela cirurgia. O tipo de incisão periareolar, por exemplo, deixa a cicatriz quase imperceptível, pois é feita ao redor do aréolo (bico do peito).

Porém, este tipo é feito somente em casos especiais, quando não é necessário remover grande quantidade de pele. Do contrário, o periareolar e vertical e o T-invertido são mais eficazes.

O fato é que o lifting de mama é uma ótima opção para quem está insatisfeita com a aparência dos seios atualmente e quer dar aquele up no corpo. Se você se interessou pela cirurgia, faça uma consulta com um especialista da área para fazer o seu acompanhamento direitinho.

Gostou desse conteúdo? Leia também: Tipos de lipoaspiração: saiba qual é a mais indicada para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *