O que é harmonização facial e para quem é recomendada

Entenda como funciona o procedimento de harmonização facial

A maioria das pessoas familiarizadas com procedimentos estéticos já ouviu falar, mas não sabe dizer o que é harmonização facial especificamente. Esse é um procedimento estético que está muito em alta atualmente.

Isso por estar sendo utilizado por muitos famosos e porque o resultado tem agradado muita gente. Portanto, continue lendo o artigo até o final para entender o que é harmonização facial e para quem ela é indicada. 

O que é harmonização facial?

A harmonização facial é um dos procedimentos estéticos mais populares hoje em dia. Muitos artistas e celebridades estão fazendo, o que chama muita atenção para o procedimento. 

Na verdade, não é só um, mas um conjunto de procedimentos estéticos que tem como objetivo harmonizar o rosto. Ou seja, deixar o seu rosto com proporções equilibradas. 

Então, a ideia é ajudar quem não sente que tem traços equilibrados, os deixando mais proporcionais. É possível trazer um alinhamento ao rosto e corrigir os ângulos para trazer mais harmonia. 

Em alguns casos, pode ser feito também simplesmente para realçar características que já existem. Além disso, um dos grandes motivos desse procedimento estar bombando tanto é porque não trabalha com cortes. 

Não é feito em um centro cirúrgico, sendo possível fazer todo o procedimento sem realmente precisar cortar o seu rosto. Portanto, a essência da harmonização facial é a proporcionalidade do rosto. 

Ao aumentar uma parte da face, você acaba diminuindo outras, proporcionalmente falando. Por isso, é feita de uma vez só várias intervenções para garantir que tudo ficará na proporção desejada pelo cliente. 

É muito comum associar harmonização apenas com a definição da mandíbula. Muitas pessoas acreditam que harmonização facial é deixar o rosto mais “quadrado”. 

Mas, não é bem isso, já que são muitas as partes do rosto contempladas com esse procedimento. Os mais populares são: 

  • Definição da mandíbula; 
  • Alterações leves no nariz (rinomodelação); 
  • Redução ou aumento do queixo e da testa (mento); 
  • Definição ou aumento da projeção das maçãs do rosto;
  • Diminuição de olheiras; 
  • Redução de marcas de expressão e rugas; 
  • Diminuição de papadas; 
  • Elevação de supercílio;
  • E alongamento ou aumento do volume dos lábios. 

Como são feitos esses procedimentos?

O primeiro passo é fazer uma análise da face do paciente, entender as distâncias e os ângulos que precisam ser respeitados. Depois da análise, o profissional irá fazer a suas recomendações para atingir a melhor simetria e valorizar ainda mais a sua beleza natural. 

A ideia é que não haja nenhuma mudança radical ou exagero com esse procedimento, o objetivo é harmonizar e realçar a sua beleza. Todos esses procedimentos são feitos sem cortes, utilizando apenas agulhas e cânulas. 

O primeiro passo do procedimento é a aplicação do anestésico, que pode ser tópico, local ou até mesmo de bloqueio.

Os mais conhecidos são os procedimentos feitos a partir de aplicação de ácido hialurônico e de toxina botulínica. 

O ácido hialurônico, assim como outras substâncias, é utilizado para a realização do preenchimento facial, que pode ser nas maçãs do rosto ou no queixo. Também, é possível utilizá-lo para gerar um contorno mais definido.

Já a toxina botulínica é mais utilizada para levantar ou corrigir a sobrancelha, assim como para suavizar linhas de expressão e rugas.

Pode-se utilizar também outros tipos de preenchedores, lasers, bioestimulação de colágeno, Microinfusão de Medicamentos na Pele e radiofrequência. 

O procedimento dura em torno de 30 minutos, sendo muito rápido. Apesar do inchaço, você pode seguir para as suas atividades diárias sem nenhum problema após o procedimento, tendo uma recuperação rápida.

Assim que você faz o procedimento, você ainda não consegue ver todos os resultados, pois ainda está com o rosto inchado. Por isso, a estimativa é que você veja o resultado final de 15 a 30 dias depois do procedimento.

As indicações são que depois do procedimento, nos primeiros dias, você apenas proteja a pele do sol para não dar nenhuma reação. Pois, pode causar vermelhidão nos primeiros dias.

Quem pode fazer a harmonização facial?

Teoricamente todo mundo pode fazer harmonização facial. Até porque, os procedimentos utilizados irão depender das características e necessidades do cliente. 

Mas, não é possível fazer harmonização facial para tratar e melhorar problemas de flacidez extrema. Pois, nos casos de flacidez extrema esses procedimentos não ajudam. 

Nesses casos, o indicado é uma cirurgia, seja um lifting ou uma ritinoplastia, que busca tirar as rugas do rosto. 

Além disso, antes da realização do procedimento estético, o profissional deve avaliar a saúde do paciente. Pois, existem algumas condições que não permitem certos tipos de procedimento. 

É o caso de pessoas com vitiligo, que não podem fazer operações a laser. Exatamente por conta desses riscos, e da necessidade de uma avaliação da saúde do paciente, não é qualquer profissional que pode executar esse procedimento. 

Apenas dermatologistas e cirurgiões plásticos devem fazer harmonização facial. Pois, eles conhecem o suficiente da anatomia do ser humano para que as aplicações sejam feitas sem risco. É muito importante procurar um profissional confiável. 

Afinal, é o seu rosto, e é muito importante que o resultado seja satisfatório para você. Como foi mencionado, a harmonização envolve diversos procedimentos. Os procedimentos escolhidos variam de pessoa para pessoa. 

Os valores do procedimento total também vão variar muito. Para ter uma estimativa, os mais simples custam em torno de R$ 2 mil. 

Se você deseja fazer muita coisa, espere pagar um valor mais alto do que esse, em alguns casos, muito mais alto. A duração varia de acordo com o procedimento escolhido. 

Alguns preenchedores são definitivos, enquanto outros são temporários. Os temporários possuem uma durabilidade que varia de 1 a 4 anos.

Esse tempo irá depender da viscosidade da face de cada pessoa. Mas, a toxina botulínica, especificamente, dura apenas 6 meses.

Conclusão

Procure um profissional de confiança, para ter certeza que o objetivo será lhe dar o melhor resultado possível.

Você já fez algum desses procedimentos? Se sim, conte aqui nos comentários a sua experiência.

Você gostou disso? Compartilhe!

Um comentário para “O que é harmonização facial e para quem é recomendada

Deixe comentário