Você notou que sua pele tem ficado mais flácida? Isso é normal com o tempo, principalmente para mulheres que estão próximas dos 40 anos de idade. Mas não se preocupe, há vários tratamentos que combatem a flacidez do rosto. Inclusive, trouxemos 9 deles hoje.
Nosso conteúdo traz tratamentos cirúrgicos, naturais e também procedimentos estéticos. A escolha vai depender da sua situação e do tempo que pretende alcançar os resultados.
Causas da flacidez no rosto
A flacidez no rosto pode ser causada por:
- Perda de colágeno e elastina na pele – O colágeno é uma proteína produzida pelas células do corpo e é responsável pela estrutura e firmeza da pele. Já a elastina, como o nome já pressupõe, é responsável pela elasticidade da pele. A falta dessas substâncias (ou em pouca quantidade), que geralmente vão se perdendo com a idade, causa flacidez do rosto.
- Perda do tônus por conta da atrofia da musculatura – O tônus, para que você entenda melhor, é quando você contrai um músculo e ele fica durinho, entende? Se seu músculo está durinho, é porque seu tônus está bem.
- Perda de gordura facial – As gordurinhas no rosto podem incomodar, mas a falta delas pode ser pior, podendo resultar na flacidez do rosto. Isso porque elas que dão volume ao rosto e o mantém durinho.
Leia também: Lipoaspiração na barriga: veja as principais perguntas e respostas sobre a técnica
Tratamentos para combater a flacidez no rosto
1. Alimentação
Sempre começamos pela alimentação, porque nosso corpo é capaz de fazer a própria manutenção de todo o organismo, mas para isso é preciso que você se alimente com a quantidade certa de nutrientes. Alguns alimentos bons para o ganho de colágeno e elastina é: aveia, cenoura, abacate, castanhas, nozes, algas e carnes.
Como vimos anteriormente, o colágeno e elastina são essenciais para evitar a flacidez do rosto, portanto, é importante ingerir alimentos que contenham nutrientes capaz de produzir essas proteínas.
Além de alimentos, também existem suplementos naturais em forma de cápsulas que auxiliam no ganho de colágeno e elastina quando o seu corpo já não é capaz de produzi-las na quantidade necessária.
2. Cremes
Há no mercado ainda, cremes que contém colágeno e que ajudam a nutrir a pele e melhorar o aspecto dela. São utilizados para diminuição ou prevenção das rugas e linhas de expressão. Podem ser encontradas facilmente em farmácias, mas recomendamos que você consulte um dermatologista antes para que ele receite para você.
3. Radiofrequência
Adentrando em procedimentos estéticos, temos a radiofrequência, que consiste na utilização de um pequeno equipamento que gera calor e, ao deslizar sobre o rosto, estimula a produção de colágeno na pele.
O calor pode chegar até 42°C na pele, não podendo ultrapassar para não gerar possíveis queimaduras. Este é um tratamento que também é utilizado para tratar celulites e gorduras localizadas.
4. Carboxiterapia
Além de combater a flacidez no rosto, o tratamento também é utilizado para a eliminação de celulites, estrias e gorduras localizadas, parecida com a radiofrequência. A semelhança é apenas nos resultados, pois o processo é diferente. Isso porque a carboxiterapia consiste na aplicação de injeções de gás carbônico sobre o rosto.
As aplicações do gás na carboxiterapia resulta na melhor circulação celular e oxigenação dos tecidos. Quando é aplicado no rosto, auxilia na produção de colágeno.
5. Peeling químico
O peeling é utilizado para fazer a renovação das células do rosto e eliminar as células mortas. Essa renovação das células promove um aspecto melhor da pele e diminui a flacidez no rosto. O tratamento também melhora a textura da pele, ameniza as rugas e cicatrizes, além de ser capaz de eliminar algumas manchas.
6. Lifting facial
A maioria dos tratamentos que citamos aqui é de prevenção ou de diminuição da flacidez no rosto, por isso também trouxemos o Lifting facial. Este é um procedimento cirúrgico para eliminar rugas, remover excesso de pele e de flacidez no rosto.
A cirurgia, que também é chamada de ritidoplastia, é um procedimento que faz o elevamento do rosto, promovendo um aspecto de rejuvenescimento. O lifting facial é realizado no terço médio do rosto, onde geralmente há o maior excesso de pele.
Para a execução do lifting facial, é necessária a aplicação de anestesia geral na paciente, por isso é preciso que se faça a consulta com um médico especialista para recomendações e averiguação da possibilidade do procedimento.
Geralmente quem mais procura por estes procedimentos são mulheres a partir dos 40 anos, que se sentem incomodadas pelo excesso de pele ou profundas marcas de expressão. Por conta do ótimo resultado, esta é uma das cirurgias mais feitas no Brasil. Ela é capaz de dar uma aparência mais jovem a pele e devolver a auto estima das mulheres.
Leia também:
- Cirurgia de rinoplastia: 8 cuidados para ter após passar pelo procedimento
- Cirurgia no nariz: como funciona o procedimento de rinoplastia?
7. Laser ou luz pulsada
Para continuar nossa lista de procedimentos estéticos, os tratamentos a laser também são bastante utilizados para tratar a flacidez no rosto. Eles são feitos por aparelhos que emitem luz e que podem atingir várias camadas da pele. Também são usados para tratar manchas, rugas e cicatrizes.
Este tipo de procedimento deve ser indicado por dermatologistas ou outro especialista na área, não podendo serem feitos em casos de: mulheres gestantes e peles bronzeadas ou muito secas.
8. Microagulhamento
A aplicação das micro agulhas perfuram as camadas da pele, estimulando o colágeno, que como já vimos, evitam a flacidez no rosto. O microagulhamento também melhora a nutrição e oxigenação da pele, tendo um resultado revitalizador.
9. Mesolift
Neste último, são aplicadas várias microinjeções de um cocktail de vitaminas na pele. O Mesolift, também conhecido como mesoterapia no rosto, é um tratamento estético que hidrata a pele e incentiva a produção natural de colágeno, sendo considerado uma alternativa ao facelift, sem ser necessária a realização de uma cirurgia.
Gostou do nosso conteúdo? No nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como este. Aliás, acreditamos que agora você queira saber: O que é botox? Saiba como funciona a aplicação que ameniza rugas e linhas de expressão
Uma resposta