O Dual Plane é uma técnica revolucionária de implante de próteses de silicone que vem conquistando cada vez mais adeptos. A técnica foi difundida pelo cirurgião plástico norte-americano John Tebbetts.

Há uma série de benefícios comprovados dessa técnica para o aumento dos seios. Continue lendo este conteúdo para conhecer mais a respeito e como funciona!

O que é silicone Dual Plane?

Não há dúvidas de que a prótese mamária é uma das cirurgias plásticas mais procuradas aqui no país e ao redor do mundo todo. Isso ocorre devido ao ganho de autoestima que essa cirurgia proporciona aos seios.

No entanto, uma técnica que vem chamando a atenção nos últimos anos é a técnica Dual Plane. Até não muito tempo atrás, havia apenas dois métodos principais para colocar silicone, que são:

Submuscular ou retropeitoral: o implante é colocado atrás do músculo peitoral. Costuma ser mais recomendado para mulheres muito magras e com pouco seio, deixando o aspecto ficar mais natural, porém, a recuperação costuma ser mais lenta, com maiores restrições de movimentos para a mulher.

Subglandular: já nessa forma, a prótese é colocada na frente do músculo e atrás da glândula mamária. É ideal para mulheres que possuem um maior volume de seio e desejam destacar mais a região e a recuperação costuma ser mais rápida, visto que o trauma cirúrgico é menor.

Ambas técnicas têm os seus prós e contras. Entre as desvantagens, está a visibilidade do implante, que fica mais marcado no colo da mulher e com o tempo, tendem a aparecer rugas visíveis na pele, chamadas de rippling.

Outro ponto negativo é que pode acontecer da prótese se deslocar para cima ou para baixo, causando algumas deformidades no polo inferior, chamadas de dupla bolha.

Como funciona a técnica Dual Plane?

Dual plane ou plano duplo é uma técnica submuscular parcial

No início dos anos 2000, o cirurgião plástico norte-americano John Tebbetts foi o responsável por desenvolver uma nova técnica que une os pontos fortes das duas anteriores, com resultados comprovados a longo prazo, que é a dual plane!

Dual plane ou plano duplo é uma técnica submuscular parcial. Para entender como funciona, é preciso entender a estrutura interna da mama, que é formada por pele, gordura, músculo e também pela glândula mamária.

Como dito acima, os implantes de silicone são posicionados acima ou abaixo dos músculos da região. E essa é uma das maiores diferenças entre a técnica Dual Plane, que posiciona a prótese no meio, entre ambas camadas de músculo.

A parte superior da prótese de silicone, que é maior, ficará recoberta pelo músculo peitoral. Ao passo que a parte inferior ficará sob a glândula mamária.

Parece uma mudança bem simples, mas ela é capaz de alterar totalmente a experiência do aumento das mamas, obtendo as vantagens das duas técnicas anteriores.

Quem pode fazer?

Em linhas gerais, a técnica Dual Plane é ideal para mulheres muito magras ou que possuem pouco tecido mamário. Porém, também é possível aplicar essa técnica em uma grande diversidade de seios.

Essa escolha deverá ser baseada na avaliação pré-operatória da mama e pode influenciar muito no resultado. Normalmente, a orientação de avaliação é feita da espessura da pele, na parte de cima da mama.

Caso tenha menos de 2 centímetros, o mais aconselhável é a prótese por baixo do músculo.

Existe um tamanho máximo para a dual plane?

Não existe um tamanho que sirva para todas as mulheres, o tamanho irá variar de acordo com as medidas de cada paciente. E vale notar que as limitações são as mesmas do plano subglandular.

É importante que não ultrapassem os limites da base da mama, visto que, quanto maior o tamanho da prótese, maiores são os riscos de intercorrências.

Os tipos de Dual Plane poderão ser personalizados para moldar o formato da mama. Pode deixar menos ou mais músculos cobrindo a prótese, o que tende a mudar a curvatura da parte de baixo da mama (o polo inferior). ⠀

Mulheres com flacidez na mama podem fazer Dual Plane?

Sim, as mulheres com flacidez na mama também podem se beneficiar da técnica Dual Plane. A técnica também pode ser feita junto com a mastopexia, cujo objetivo é justamente remover o excesso de pele.

Nesses casos, a diferença é que não há como fazer o protocolo de recuperação rápida, já que a cirurgia ficará mais complexa.

Quais são as vantagens de implantar silicone através da técnica do Dual Plane?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a técnica Dual Plane, confira quais são os principais benefícios!

Agora que você já sabe o que é e como funciona a técnica Dual Plane, confira quais são os principais benefícios! Como são muitas as vantagens, listamos abaixo as principais, para que não reste nenhuma dúvida a respeito dos benefícios!

Recuperação ultra-rápida

Essa é uma das vantagens que costuma deixar a maioria das mulheres muito surpresa. Isso porque, ao contrário de outros métodos, essa técnica não exige repouso de 2 ou mais semanas.

Geralmente, no dia seguinte ao procedimento, a paciente já poderá retornar à maioria de suas atividades do dia a dia.

Aspecto mais natural

Como dito acima, a prótese de silicone no Dual Plane fica coberta por uma camada de tecido muscular. Mulheres mais magras ou com poucos seios poderão obter um resultado com aspecto mais natural e harmônico.

Resultados prolongados

A “cobertura” do músculo nas próteses de silicone dessa técnica, proporciona um resultado mais robusto e com maior sustentação. O que permite que durem mais e não seja necessário fazer a troca de implante.

Incisões menores

Devido a evolução dos implantes, agregado ao método, a cirurgia pode ser feita com incisões menores que 3 cm.

Menor mobilidade da prótese

Ao longo dos anos, não é raro que a prótese de silicone se mova devido a ação muscular, seja para os lados ou para cima. Mas, com a técnica Dual Plane, não há chances disso acontecer, já que a prótese ficará atrás do músculo.

Em suma, o que você achou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Quer fazer uma avaliação sobre o seu caso? Entre em contato com o Dr. Cabral e agende uma consulta para conversar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *