Em um período que estamos mais suscetíveis a nos contaminar com o novo coronavírus, redobrar os cuidados no pós-operatório é essencial. Para que a cirurgia saia como o planejado, os cuidados no pós-operatório devem ser seguidos à risca e sempre com a orientação médica, principalmente durante o isolamento social.

Pensando nisso, elaboramos um artigo com as principais orientações para quem vai passar por um procedimento cirúrgico ficar atento. Não é hora de negligenciar a saúde!

Por que é importante o cuidado pós-operatório?

Ao fazer uma cirurgia, o corpo passar por um processo chamado resposta endócrino-metabólica ao trauma. Nesse caso, o sistema imunológico do paciente acaba ficando comprometido com a cicatrização.Uma vez que o procedimento cirúrgico é uma ação que exige muito do corpo.

Desde a abertura, a perda de sangue e o processo de recuperação, o corpo irá precisar de energia para se restabelecer. É por isso que todo paciente também deve se atentar a não fazer grandes esforços e a cuidar da alimentação e hidratação do jeito certo. A higiene, nesse caso, também deve ser redobrada. Tanto na constante limpeza das mãos quanto dos curativos.

Vejamos abaixo os principais cuidados para se ter durante o pós-operatório.

O que fazer durante o pós-operatório?

Para garantir um resultado de sucesso, o primeiro passo de todo paciente é seguir as orientações médicas. Ao sair da cirurgia, o médico irá avaliar como foi o processo e indicar como o paciente deve se cuidar nos próximos dias, além de marcar as consultas de acompanhamento.

Veja detalhadamente abaixo os cuidados pós-operatório no isolamento social.

1. Consultas online

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é só sair se extremamente necessário. Nesse caso, o acompanhamento de consultas deve ser feito preferencialmente online. O processo não é diferente da consulta presencial, exceto que o paciente não precisará se deslocar.

Para que tudo ocorra como o planejado, combine com seu médico um horário conveniente para que não não haja atraso na consulta. Além disso, evite locais com muito barulho e pouca iluminação para que a orientação médica não sofra intervenções.

2. Maior cuidado na consulta presencial

Entretanto, se o médico solicitar uma consulta presencial os cuidados devem ser outros. Na hora de se deslocar para a clínica, use roupas que cubram toda a cicatrização, além de ter consigo álcool em gel e fazer o uso máscara.

Ao chegar no consultório, siga as orientações de higienização como lavar as mãos, utilizar máscara e, alguns casos, vestimentas especiais como luvas, touca e avental. Mantenha a distância de dois metros de qualquer pessoa.

Ao terminar a consulta, o paciente deve ir direto para a sua residência. Ao chegar, tire as roupas para lavagem, separe os sapatos em um local ao ar livre, tome banho e troque o curativo, se assim foi orientado.

3. Repouso

Mais do que nunca seu corpo precisa de energia para o processo de cicatrização. Por isso, mantenha-se em repouso. Não faça movimentos bruscos ou exercícios pesados. Se precisar se movimentar para se manter ativo, dê alguns passos ao redor do quarto.

É importante evitar contato com outros moradores da casa se estes ainda continuam trabalhando fora. Desse modo, na hora de fazer uma pequena caminhada pela casa, certifique-se de não ficar em áreas comuns ou perto de outras pessoas.

Você pode gostar também:

4. Dieta saudável

Para ajudar na imunização do corpo e no processo de cicatrização é importante tomar cuidado com a alimentação. Nesse caso, evite alimentos gordurosos, excesso de açúcar e produtos industrializados. Prefira alimentos ricos em proteínas e com bom teor nutritivo, como carnes, ovos, legumes e frutas.

E não se esqueça da hidratação! Beber bastante líquido é ideal para a manutenção da saúde e para um bom funcionamento dos órgãos. A água é uma importante aliada para diminuir a retenção de líquido e para um bom funcionamentos dos rins, que ficam sobrecarregados pelo uso de anti-inflamatórios.

5. Nada de visitas!

Como já citados, os maiores órgãos ligados à saúde no Brasil e no mundo recomendam o distanciamento social para evitar o contágio do novo coronavírus. Cerca de 80% dos casos as pessoas permanecem assintomáticas ou com sintomas leves, mas isso não as impede de transmitir a doenças para pessoas mais fragilizadas.

Por isso, nada de receber visitas em casa. Respeite o isolamento social e utilize de ferramentas tecnológicas para fazer videochamadas e colocar o papo em dia com parentes e amigos.

6. Atenção na higiene

Não deixe de lavar as mãos constantemente com água e sabão e reforce a higienização utilizando álcool 70%. Se houver liberação médica para fazer a troca de curativo em casa, não esqueça de limpar as mãos antes e depois do procedimento.

O curativo é a barreira de proteção da cicatriz e evita que o local infeccione. Ele deve ser trocado de acordo com a orientação médica. Ao fazer a troca, observe se não há mau cheiro ou liberação de pus, que são sinais de infecção. Se esse for o caso, acione o médico imediatamente.

Além disso, fique atento a sinais de inflamação, como vermelhidão, dor e inchaço na área. A limpeza deve ser feita apenas com produtos recomendados pelo médico. E, ainda, é importante não molhar o curativo no banho. A entrada de água pode dificultar o processo de cicatrização.

7. Respeite o tempo de recuperação

Depois de uma cirurgia plástica é comum ter muita ansiedade para ver logo os resultados. Mas é preciso ter paciência e respeitar o tempo de recuperação para poder desfrutar do seu novo corpo. Por isso, nada de ficar comparando sua cirurgia com o que viu de amigos ou na internet e respeite o tempo de repouso.

Se você optou por um médico de confiança e com experiência na área, o processo de recuperação será mais tranquilo do que você imagina. Afinal, a escolha de um bom médico faz toda a diferença na confiança de que o resultado será excepcional.

E, claro, não esqueça de sempre seguir as orientações médicas mesmo após o período cirúrgico e agendar as consultas necessárias para o acompanhamento. Sempre tomando cuidado para evitar a exposição neste período de isolamento social.

Gostou do conteúdo? Então você sabe que para ter bons resultados no pós-operatório é preciso não somente ter cuidados com a cirurgia, mas tomar boas decisões para que o procedimento saia do jeito que você sempre imaginou. Continue sua leitura com o artigo Cirurgião plástico em Manaus: 7 motivos para escolher Dr. Cabral.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *