Para muitas pessoas, ter um nariz sem harmonia com o restante do rosto tem grande influência sobre a autoestima. A cirurgia plástica no nariz, denominada rinoplastia, surge como uma alternativa capaz de deixar o rosto mais harmônico e simétrico.
O procedimento cirúrgico sempre busca um aspecto harmônico e natural, em proporção com as demais características do rosto. Mas afinal, você sabe quem pode fazer e quando é indicada fazer a cirurgia plástica no nariz? Continue com a gente, que iremos tirar essas dúvidas sobre a rinoplastia.
Quem pode fazer a cirurgia plástica no nariz?
Geralmente, a rinoplastia é a cirurgia plástica mais realizada em pessoas que estão insatisfeitas com o formato natural do nariz. No entanto, vários fatores devem ser considerados pelo paciente e médico para a decisão de realizar o procedimento cirúrgico adequado.
Aceitação e satisfação pessoal
Aceitar o seu próprio corpo não significa que a pessoa tenha que conviver com características que a deixam desconfortável para sempre. E sim entender que não é necessário fazer sacrifícios, mudanças drásticas, ou até mesmo, colocar a saúde em risco para alcançar uma aparência desejada.
Como por exemplo, um paciente escolher fazer uma cirurgia para “copiar” o nariz de uma celebridade. Os resultados esperados do procedimento podem não ser satisfatórios para o paciente.
A cirurgia é planejada para manter o equilíbrio e harmonia entre o nariz e a face, sempre considerando o bom funcionamento do sistema respiratório, portanto, somente o cirurgião poderá avaliar as proporções adequadas para o caso de cada paciente.
Por isso, é primordial que o paciente tenha satisfação pessoal, pois, a realização de uma cirurgia plástica desse tipo, significa uma intervenção definitiva no rosto e a motivação deve vir pelo próprio paciente e não para agradar outras pessoas, ou mesmo, sob o desejo de uma modificação no nariz que não harmonize com o restante da face.
Idade permitida
Outro fator muito importante para a definição de quem pode fazer a cirurgia, é a idade. A cirurgia não é indicada antes dos 15 anos, pois antes disso, muitas vezes o crescimento facial não está completo, podendo ocasionar resultados insatisfatórios ou mudanças posteriores.
Quadro de saúde adequado
Para que o paciente possa realizar a rinoplastia, é fundamental que esteja com a saúde estável. Deve ser avaliado se o paciente tem variações na pressão arterial, problemas cardíacos ou respiratórios, diabetes entre outros.
A recuperação também depende de o paciente estar saudável, de forma que esse aspecto deve ser avaliado pelo médico antes de agendada a cirurgia.
Todas essas situações que podem impedir a realização do procedimento cirúrgico são pensadas para tornar a rinoplastia mais segura e satisfatória para o paciente, uma vez que é necessário entender quais são as reais possibilidades do procedimento antes de fazê-lo.
Saiba mais:
Cirurgia no nariz: como funciona o procedimento de rinoplastia?
Cirurgia de rinoplastia: 8 cuidados para ter após passar pelo procedimento
Quando a cirurgia plástica no nariz é indicada?
Além de entender quem se enquadra como possível candidato a uma cirurgia plástica no nariz, é importante também saber em que situações a rinoplastia é indicada.
Insatisfação com a aparência
Existem diversas insatisfações com o aspecto do nariz que podem ser solucionadas com a cirurgia plástica, seja pela projeção da ponta, tamanho das narinas (também chamadas de asas nasais), caimento, curvatura, elevação ou deficiência do osso nasal, entre outros.
A cirurgia remodela o nariz dentro de suas próprias características ósseas e cartilaginosas, para que ele ganhe mais simetria e harmonia com o rosto.
Portanto, se há uma insatisfação com a estética no nariz, seja por formato ou tamanho, uma consulta com o cirurgião plástico é fundamental para avaliar as possibilidades de correção.
Problemas na capacidade respiratória
A cirurgia plástica também pode ser associada a técnicas que visam melhorar as atividades respiratórias do nariz, atendendo necessidades funcionais do paciente. Entre as técnicas que podem ser realizadas com essa finalidade estão a correção do desvio de septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de carne esponjosa.
Apenas uma investigação mais detalhada do cirurgião plástico poderá determinar se há algum problema na capacidade respiratória do paciente que pode ser corrigido com a realização da cirurgia do nariz.
Acidentes
Um motivo muito comum para se querer fazer a cirurgia plástica é a ocorrência de acidentes que causam deformidades no nariz, podendo quebrá-lo ou mesmo deixá-lo com uma estrutura diferente da natural. Nesses casos, o cirurgião plástico poderá ser procurado para avaliar o quadro clínico e determinar quais modificações podem ser realizadas para minimizar os problemas causados.
A rinoplastia é uma das cirurgias mais desejadas também por pacientes mais velhos; tanto mulheres como homens têm interesse na técnica. Isso se dá pelas mudanças naturais que ocorrem na estrutura nasal com a idade e que podem incomodar tanto esteticamente quanto funcionalmente a pessoa.
O que ocorre é que a ausência de colágeno e maior flacidez da pele pode alterar a aparência do nariz, como deixá-lo caído. Nesses casos, o cirurgião plástico pode recomendar uma rinoplastia ou outros procedimentos estéticos para melhorar a aparência do nariz.
Por isso, antes de se submeter à rinoplastia, é importante levar em conta todos esses aspectos, tanto físico como psicológico e conversar com o cirurgião plástico para tirar todas suas dúvidas. Dessa forma, o procedimento será mais seguro e com resultados satisfatórios.
Agora que você já sabe quando e para quem é indicada a cirurgia plástica no nariz. Que tal conhecer a Clínica do Dr José Cabral Jr e fazer uma avaliação? Clique aqui e marque uma consulta.