Precisando corrigir as pálpebras e retirar as bolsas de gordura que se acumulam da parte de cima ou de baixo da área dos olhos? A blefaroplastia é a cirurgia que você precisa para recuperar a aparência estética mais agradável e mais jovem do olhar.
De baixa complexidade e com resultados definitivos mais rápidos, este procedimento é simples e com um pós-operatório relativamente tranquilo. E se você ainda tem dúvidas se este é o procedimento certo para o seu caso, é só continuar a leitura do material que elaboramos sobre blefaroplastia. Confira!
Você pode se interessar por:
– Flacidez no rosto: 9 tratamentos eficazes para combatê-lo
Entenda a blefaroplastia
O excesso de gordura nas pálpebras não causa danos à visão, mas tem como consequência uma aparência de rosto cansado, sendo portanto um problema estético. Então a correção desse problema só pode ser feita cirurgicamente, com a blefaroplastia, e o resultado é um olhar e um aspecto geral rejuvenescido.
Mesmo as pessoas mais jovens podem desenvolver essa condição de inchaço na área dos olhos, vendo na cirurgia a resolução do problema. Em associação podem ser feitos outros procedimentos para o rejuvenescimento facial, tais como preenchimentos diversos, tratamentos para a pele e até mesmo a suspensão dos supercílios.
O que a blefaroplastia vai fazer por você:
- Minimizar olheiras e a aparência visual;
- Reduzir rugas e linhas de expressão;
- Diminuir as bolsas de gordura na área dos olhos;
- Aumentar a autoestima para mais qualidade de vida;
- Suavizar a pele do rosto.
Como ela é feita
O excesso de pele é removido com um corte mínimo na dobra natural da pálpebra, a fim de camuflar a marca leve do procedimento. E todo o trabalho de alteração dos contornos é feito a partir dessa incisão, sem a necessidade de mais cortes na região.
É uma cirurgia que leva em média de 1 a 2 horas com sedação em ambiente hospitalar. Após o procedimento o paciente fica em observação por algumas horas e pode receber alta no mesmo dia.
Algum inchaço e hematomas podem ser observados na área, que devem ser amenizados com compressas frias e pomadas cicatrizantes específicas para a região dos olhos. A recuperação costuma ser rápida e tranquila desde que as recomendações sejam seguidas à risca.
Em uma semana os pontos são retirados, coincidindo com o retorno às atividades diárias comuns. A prática de exercícios físicos costuma ser recomendada após 2 ou 3 semanas.
Existem contraindicações para a cirurgia?
Geralmente esse tipo de procedimento é mais recomendado para pessoas com mais de 40 anos. No entanto, se você é mais jovem e deseja realizar a cirurgia, faça uma avaliação com um cirurgião plástico de referência para tirar as dúvidas e saber se existem tratamentos alternativos. Mas de forma geral, não há contraindicações desde que o paciente seja maior de 18 anos.
Casos extremos, quando a pálpebra está muito caída, pode ser necessária a intervenção por motivos funcionais por afetar a visibilidade.
Pessoas que têm doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, só podem se submeter à cirurgia com o quadro da doença sob controle, mesmo que seja um procedimento simples e minimamente invasivo.
Blefaroplastia a laser
Muito parecida com a cirurgia convencional, esta técnica utiliza um laser CO2 para fazer a incisão na pele e cauterizar os vasos sanguíneos ao mesmo tempo. Com isso o sangramento é reduzido, o que influencia diretamente no pós-operatório, com menos hematomas e inchaços e com uma cicatriz quase imperceptível.
Quando é possível ver os resultados definitivos?
Ao fim da primeira semana, com a redução do inchaço e a remoção – ou absorção – dos pontos. Os resultados finais vão ficar evidentes após a cicatrização total, que leva em média de 2 a 3 meses, dependendo do organismo do paciente.
Mesmo que a blefaroplastia seja um procedimento de cirurgia plástica, é sempre bom ter o aval de um dermatologista para a viabilidade da intervenção.
Gostou do nosso conteúdo? Em nosso artigo você viu que a blefaroplastia é a cirurgia que devolve a aparência jovial do rosto com a remoção da gordura que se acumula nas pálpebras. De baixa complexidade, ela é uma das cirurgias com o pós-operatório mais rápido.