Cuidados com a alimentação no pré cirúrgico

Se você vai fazer uma cirurgia em pouco tempo, deve saber que precisa ter alguns cuidados com a alimentação no seu pré-operatório. Todas as recomendações médicas devem ser seguidas nesse momento, mesmo se for uma cirurgia simples. 

Isso porque, querendo ou não, toda cirurgia é invasiva ao nosso corpo e ele tende a reagir a ela. Para reduzir ao máximo essa reação e ter uma recuperação rápida e tranquila, continue lendo o artigo para entender como se preparar. 

A importância dos cuidados com a alimentação no pré cirúrgico

Quando você vai fazer uma cirurgia, independente do tipo de procedimento, você sempre tem que tomar alguns cuidados especiais. Esses cuidados dizem respeito a exames de rotina, mas também a alimentação. 

Todas essas medidas preventivas são tomadas para que não haja nenhum problema inesperado durante a cirurgia que possa gerar um quadro mais arriscado para você e sua saúde. Mas, todos os exames e medidas médicas você começa a fazer alguns dias antes da cirurgia. 

No dia mesmo, você deve se preocupar com a alimentação. Em geral, os médicos além de passarem uma alimentação específica, indicam também que você não deve:

  • Fumar;
  • Ingerir bebida alcoólica. 

É importante lembrar que cada cirurgia tem uma especificação, pois tem perigos específicos relacionados a ela. Além disso, essas recomendações variam de acordo também com possíveis problemas médicos que você tenha. 

Por exemplo, sendo preciso deixar de tomar algum medicamento que você costuma no dia da cirurgia. Indo além desses pontos, a parte que você deve ter mais cuidado é com a alimentação. 

Afinal, é fácil esquecer que não se pode comer algo e agir como no cotidiano. Contudo, isso pode prejudicar um pouco a sua cirurgia ou o seu pós-operatório

Portanto, é fundamental ter a disciplina necessária, às vezes até mesmo alguns dias antes da cirurgia e não apenas no dia em si. Quanto mais saudável estiver o seu corpo, melhor o seu funcionamento e maiores as chances de uma boa cirurgia.

Manter um cardápio equilibrado no pré-cirúrgico faz com que você tenha um pós operatório mais calmo e uma recuperação mais eficaz e rápida. Ajudando assim a evitar algumas complicações que podem ocorrer durante e depois do procedimento. 

 

Quais são os cuidados essenciais com a alimentação no pré cirúrgico?

alimentacao-pre-cirurgico

Então, quais são esses cuidados que devemos ter com a alimentação na pré cirurgia? O que está proibido comer? 

Como falamos, uma alimentação equilibrada facilita todo o processo de recuperação. Além de deixar o seu corpo mais forte para enfrentar a cirurgia, que é um processo invasivo. 

As principais recomendações são evitar comer alimentos com gordura saturada e com muito açúcar, sejam eles industrializados ou não. 

Uma semana antes da cirurgia mais ou menos, já busque ter uma alimentação mais natural e saudável. Evitando qualquer tipo de alimentação muito gordurosa, como:

  • Fast food;
  • Biscoitos;
  • Refrigerantes;
  • Bebidas prontas;
  • Álcool;
  • Doces;
  • Frituras. 

Alimentos gordurosos e com muito açúcar interferem negativamente no processo de cicatrização, atrasando-o. Logo, sua recuperação completa demora mais. 

Isso acontece porque esses alimentos prejudicam o seu sistema imunológico, que é responsável pela cicatrização. 

Além de ser recomendado evitar uma dieta com muita gordura, é também recomendado evitar dietas restritivas. Pois, assim como a dieta gordurosa, a dieta restritiva prejudica o sistema imunológico. 

Quando você restringe muito a sua alimentação, você acaba ficando sem alguns nutrientes que são fundamentais para o funcionamento do seu corpo.

No dia da cirurgia, geralmente, é recomendado que você faça um jejum. Isso depende do tipo de cirurgia, mas em geral é recomendado que meia noite do dia anterior você pare de comer. 

Mesmo que não seja uma cirurgia que envolva a área do sistema digestivo, uma situação de estresse pode fazer com que você se sinta mal. Caso você ainda tenha muito alimento no seu corpo.

O que você pode comer no pré cirúrgico?

Então, que alimentação é recomendada para se fazer nas semanas que antecedem a sua cirurgia? Qual alimentação pode melhorar o seu sistema imunológico? 

Na verdade, você pode sim comer gordura, mas deve ser uma gordura boa. São aqueles alimentos que têm:

  • Ácido graxo;
  • Ômega 3.

Excelentes para quem deve se preparar para cirurgia, pois atuam como anti-inflamatórios, evitando problemas e facilitando a cicatrização. Além disso, você deve ter uma alimentação rica em proteína, de preferência oriunda de:

  • Carnes magras;
  • Ovos;
  • Peixes. 

A proteína ajuda na recuperação do tecido e influencia muito na sua cicatrização, facilitando o seu pós-operatório. Além de auxiliar na produção de colágeno que é essencial para a manutenção da pele e dos ossos.

Você precisa também, como em toda alimentação balanceada, dos carboidratos, em moderação. O ideal é que você consuma alimentos integrais, que vão melhorar o funcionamento do seu sistema digestivo. 

Além disso, alguns auxiliam a circulação sanguínea, o que é bom para a cicatrização. Essas opções integrais são as melhores, pois, são alimentos que aumentam a saciedade

Agora falta só ter vitamina e mineral na sua alimentação, que pode vir em forma de:

  • Legumes;
  • Verduras;
  • Frutas. 

Quanto mais variada for a sua salada, mais benefícios você terá para a cirurgia. Existem também alguns alimentos que são conhecidos pelos seus efeitos cicatrizantes, como por exemplo, leite, iogurte, laranja e abacaxi. 

O leite e o iogurte são ricas fontes de probióticos, que além de melhorar o funcionamento do intestino, facilitam a eliminação de toxinas. Com isso, eles acabam aumentando a sua imunidade, protegendo o seu sistema nervoso. 

Já a laranja está nessa lista por ser rica em Vitamina C, pois aumenta muito a imunidade do paciente. Bem como, facilita a absorção de ferro no seu corpo, melhorando a produção do colágeno também.

Conclusão

Então, agora você sabe quais os principais cuidados com a alimentação que você deve ter no seu pré-cirúrgico. Apesar dessas recomendações, o ideal é que você pergunte tudo que precisa para o seu médico e siga todas as suas orientações neste momento. 

Este artigo foi útil para você? Conte para nós nos comentários e compartilhe-o para que mais pessoas se beneficiem dele também!

Você gostou disso? Compartilhe!

Um comentário para “Cuidados com a alimentação no pré cirúrgico

Deixe comentário